Close sidebar
Monumento no Largo de São Francisco é alvo de vandalismo
24 de junho de 2024

Um dos monumentos presente no Largo de São Francisco, no Centro de São João del-Rei, foi parcialmente destruído. Trata-se do tampo superior de uma construção, que foi arrancado e pedaços desse tampo foram deixados no canteiro localizado em frente à Igreja de São Francisco de Assis, segundo o que foi observado pela equipe de Jornalismo da Rádio Emboabas, que esteve presente no local, na manhã de segunda-feira (24).

A equipe ainda observou que a placa que fica no tampo não sofreu nenhum dano aparente. A placa traz algumas informações sobre o convênio de reforma e conservação da Praça Frei Orlando que foi firmado em 21 de junho de 2000 até 20 de junho de 2002, entre a Prefeitura de São João del-Rei e a Companhia Industrial Fluminense, segundo os dizeres da placa.

O setor de Jornalismo da emissora entrou em contato com o Secretário de Cultura de São João del-Rei, Marcus Frois, que disse que foi informado a respeito do ocorrido logo pela manhã, por meio de um membro da equipe que trabalha no convênio junto ao presídio no cuidado das praças da cidade. O secretário ainda contou quais foram os procedimentos realizados pela pasta municipal assim que tomou conhecimento do corrido. “Eu fui informado hoje cedo desse ataque a um monumento lá no São Francisco, logo em seguida, já tomamos providências para que alguém da Secretaria fosse lá fotografar e tudo. Já caminhamos do grupo da comissão multissetorial, que cuida da fiscalização do patrimônio histórico aqui em São João del-Rei. Essa comissão, ela tá ativa há pouco tempo. Ela tem um link direto ao Ministério Público, seja Estadual ou Federal. Então, a gente faz a ocorrência após a ocorrência, a gente narra o fato para o Ministério Público que nos auxilia. Junto à Polícia Militar, junto à Polícia Civil e aos órgãos competentes para identificar quem é a pessoa para que a gente possa combater esse problema junto à justiça, para evitar que outros ataques sejam feitos ao patrimônio histórico”.

Marcus ainda comentou sobre o processo de revitalização que o monumento passará, que segundo ele já foi danificado anteriormente. Nós já estamos tomando providências para poder fazer os reparos com um pedreiro e todo o necessário pra poder fazer este reparo. Importante ressaltar que essa placa, não é a primeira vez que ela sofre esses danos. A pedra da parte de trás dela já tinha sido tirada, a gente colocou e agora eles destruíra, literalmente. Mas a Secretaria já tá tomando as providências junto aos órgãos competentes para que a gente possa não só reparar a placa, mas também vê possibilidade de identificar, conforme a gente tem feito outros casos”.

Com relação a quem poderia ter cometido esse ato de vandalismo, o secretário explicou que ainda não tem informações sobre possíveis suspeitos e que esse processo será conduzido pela polícia. “Até no momento, não. Até então, o que a gente tem feito é isso, todo esse trabalho, né. Assim, vão a polícia procurar as pessoas ali que possam possivelmente ter câmeras. Tem uma câmera ali, bem ao lado, na esquina do Beco do Bispo. Agora, com os ofícios que a gente tramita, eles vão tentar identificar através da câmera tudo para que a gente possa estar procurando as providências”.

A duração do processo de revitalização do monumento e o custo vão ocorrer após a identificação do dano e de uma avaliação. Sendo algo mais simples, como uma manutenção, por exemplo, a expectativa é que comece o quanto antes, segundo o secretário.



Rádio Emboabas
Olá, como podemos lhe ajudar?
96,9 FM (32) 9 9948-1969
92,7 FM (32) 9 8807-1927
Comercial/Administração (32) 3371-8025

Contato

Escolha uma das formas abaixo e entre em contato conosco!

Endereço: Praça Prefeito Antônio das Chagas Viegas, 130 (2º andar) São João Del Rei – MG – CEP: 36300-060

Telefones: (32) 3371-8025

E-mail: emboabas@emboabas.com

WhatsApp 92,7 FM: (32) 8807-1927

WhatsApp 96,9 FM: (32) 9948-1969

WhatsApp Emboabas: (32) 3371-8025

Siga nossas redes sociais!

© 2006 - 2024 Rádio Emboabas. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade
Pular para o conteúdo