Emboabas

Bombeiro fala dos motivos de queimadas ocorrerem mais nesta época do ano e esclarece sobre a importância da ação humana nesse tipo de situação

Nesses seis primeiros meses de 2024, o Corpo de Bombeiros de São João del-Rei já atendeu a diferentes ocorrências de incêndios e queimadas na cidade e na região. Ocorrências essas registradas tanto em perímetro urbano quanto em áreas de mata. E nesta época do ano, por conta das condições climáticas, essa situação se torna ainda mais preocupante. 

Dentre essas condições está o tempo seco que aumenta os riscos de incêndio e é justamente esse período que estamos vivendo na nossa região. Mas, além desse fator existem outros que também contribuem para uma maior ocorrência de incêndios, como explica o cabo Giovani Reis do Corpo de Bombeiros de São João del-Rei. “Bom, no comecinho você falou sobre a queda das temperaturas. Além disso, a gente tem, apesar de dias frios, a gente tem um período do dia que o sol aquece, a gente começa a ter ventos muito fortes e esse tempo seco. Isso tudo aliado também à ação humana, que é inegável que a gente tenha que constatar que a maioria desses incêndios são causados por ação humana. Então, conforme a gente tem o tempo seco, o mato mais seco e muitos ventos, isso cria uma equação que favorece a proliferação desses incêndios”.

Para que esse tipo de situação seja evitada e também para que o cidadão saiba o que fazer ao se deparar com esse tipo de ocorrência, levando em consideração as características do espaço, o militar esclarece como as pessoas devem proceder. “O cidadão comum ele pode fazer primeiro, manter terrenos limpos, um grande problema que a gente enfrenta nesses tipos de incêndio, principalmente quando a gente fala incêndio em lotes vagos dentro da cidade, é o acúmulo de lixo, porque o fogo se comporta de diferentes maneiras de acordo com o tipo de material que ele atinge. Quando a gente está falando de fogo em vegetação, eu consigo fazer um combate mais eficiente, por exemplo, com o uso de água, eu consigo apagar aquela chama ali e evitar que aquele fogo volte”.

O Corpo de Bombeiros de São João del-Rei pode ser acionado pelo 193. 

Sair da versão mobile