A campanha de vacinação contra a poliomielite em Minas Gerais foi prorrogada até o dia 30 de junho. A iniciativa, que anteriormente aconteceria até o dia 14 de junho, tem como finalidade vacinar crianças menores de 05 anos contra a paralisia infantil. Em São João del-Rei, o imunizante está sendo oferecido em unidades de saúde com salas de vacinas.
Segundo informações do setor de Epidemiologia, até o momento, menos de 50% do público-alvo recebeu a vacina contra a poliomielite em São João del-Rei. A meta municipal, assim como a estadual, é vacinar no mínimo 95% das crianças nessa faixa etária.
Conforme o Ministério da Saúde, todas as crianças menores de cinco anos de idade devem ser vacinadas conforme esquema de vacinação de rotina e na campanha nacional anual. Desde 2016, o esquema vacinal contra a poliomielite passou a ser de três doses da vacina injetável – VIP (2, 4 e 6 meses) e mais duas doses de reforço com a vacina oral bivalente – VOP (gotinha). A mudança está de acordo com a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e faz parte do processo de erradicação mundial da pólio.
Em São João del-Rei, pais e responsáveis que desejam vacinar suas crianças com esse imunizante devem procurar pelas unidades de saúde com salas de vacinas mais próximas e devem estar munidos dos seguintes documentos: CPF, cartão de vacinas e o cartão do SUS.
Ainda segundo o Ministério da Saúde, a poliomielite é uma doença contagiosa aguda causada por vírus que pode infectar crianças e adultos, por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes e, em casos graves, pode acarretar paralisia nos membros inferiores. A vacinação é a única forma de prevenção da paralisia infantil.