Emboabas

Terapeuta explica sobre Método Minnesota, prática utilizada em casa de recuperação são-joanense para tratamento de dependentes químicos

Considerada uma doença pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a dependência em drogas lícitas ou ilícitas, também chamada de dependência química, traz impactos negativos relevantes, não só para o indivíduo, como para toda a sociedade. E para ajudar na recuperação dos dependentes, São João del-Rei tem a casa de recuperação Recanto da Serenidade.

Em entrevista à Rádio Emboabas, o terapeuta Ronaldo Tanus, do Recanto da Serenidade, explica o que é a dependência química nas esferas mental, física e espiritual: “É uma doença catalogada e reconhecida pela Organização Mundial de Saúde. A parte mental da doença é obsessão. A pessoa, já com a doença avançada, acorda realmente pensando em usar, em beber, vale dizer que algo também é droga, no sentido de que dez pessoas que bebem, pelo menos uma ou duas desenvolvem a doença do alcoolismo. Então a obsessão, a pessoa vive para usar e usa para viver, aquela obsessão forte. A parte física é a compulsão, quando ela ingere o primeiro gole ou a primeira dose de outra substância, ela não consegue parar. E a parte espiritual é o egocentrismo, a pessoa se torna o centro das atenções de forma muito negativa na família, no trabalho, na sociedade.”

Ronaldo ressaltou a importância da metodologia usada na casa de recuperação e quais serviços são ofertados, a fim de que os pacientes tenham uma melhor vivência durante o tratamento da dependência química: “A pessoa vai aprender e vivenciar mudança de hábito, mudança de comportamento, mudança de atitude. Então nós temos terapeutas que fazem atendimento, nós temos a laborterapia de manhã, um cuida do jardim, um trabalha na horta, outra ajuda na cozinha. Quatro monitores de saúde, dois psiquiatras, uma psicóloga, atendimento gratuito também para ele. Nós temos professora de yoga e meditação, assistente social, tudo com horários, com regulamento e mais: tempo de tratamento é quatro a cinco meses. E depois que ele sai de alta, ele tem mais nove meses de acompanhamento gratuito. Cinco refeições diárias. Nós temos um trabalho com a família todos os sábado – porque a família fica muito adoecida–, de 9h ao 12h. Tem um café com família, sempre uma palestra.”

O terapeuta ainda acrescentou que a dependência química não tem cura, mas reforçou que com o Método Minnesota, utilizado no Recanto da Serenidade, é possível “estacionar”, parar a doença.

O Recanto da Serenidade é uma ONG, sem fins lucrativos, que atua na recuperação de indivíduos que sofrem com os transtornos e problemas decorrentes do uso excessivo de álcool e outras drogas. A casa de recuperação está localizada no Condomínio Monte Verde, na BR 265, entre São João del-Rei e a cidade de Tiradentes. O telefone para contato é (32) 9 9937-2486 e o Instagram é @recantodaserenidade.

Sair da versão mobile