A celebração do Dia dos Namorados, em 12 de junho, levanta não só o clima de romance esta semana, mas também o de reflexão sobre a qualidade e os desafios de um relacionamento amoroso.
Em conversa com a reportagem da Rádio Emboabas, Dra. Miriam Ferreira, psicóloga que atua em São João del-Rei, explica quais são os principais problemas relatados por casais quando o assunto é relacionamento. A falta de uma comunicação sincera entre o casal é um dos destaques comentados pela psicóloga.
“Primeiro, é a dificuldade de se comunicar honestamente, a dificuldade de expressar aquilo que gosta, aquilo que sente, aquilo que incomoda. O segundo problema de relacionamento é quando o casal não dedica tempo, tempo de qualidade, o tempo aonde possa expressar os sentimentos, o tempo aonde que possa resolver os problemas e o tempo aonde possa tecer elogios. O terceiro, a maior dificuldade de se manter um relacionamento é quando o casal não resolve os pequenos problemas”
E como resolver esses pequenos problemas? Dra. Miriam Ferreira orienta que a primeira atitude essencial do casal é o reconhecimento de que ambas as partes estão interessadas em melhorar a relação, partindo, inclusive, de uma autorreflexão pessoal dos próprios erros cometidos na vida a dois.
“Primeiro lugar é o reconhecimento de que vocês querem lutar por essa relação. Se querem resolver um problema, coisa importante é esperar a raiva passar. Não faça nada quando os ânimos estão alterados. O segundo conselho é analisar a sua parte nos erros. Todos nós erramos. Então, ao invés de eu apontar o dedo, eu tenho que olhar pra mim. O terceiro é pedir desculpas. Mesmo que eu não seja o maior culpado, mas quando eu peço desculpas, eu faço com que o outro também reconheça os seus erros. E o quarto é perdoar e seguir em frente. Nada de ficar trazendo de volta o problema que já terminou, que já foi perdoado.”
E o que já terminou agora, foi o tempo da nossa reportagem. O que segue é o nosso desejo de que você consiga, através das dicas dessa matéria, resolver os dilemas da sua relação e ser muito feliz com a pessoa amada.