Nesta quarta-feira (12), será celebrado o Dia dos Namorados. Considerada a data mais romântica do ano, o dia é reservado para declarações de amor e também troca de presentes entre os casais. E essa troca de lembranças tende a aquecer as vendas de todo o comércio nacional e em São João del-Rei essa realidade não é diferente.
Em conversa com o setor de Jornalismo da Rádio Emboabas da 92,7 FM Mais Informação, o vice-presidente da Associação Comercial de São João del-Rei e diretor da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais, José Egídio de Carvalho, falou sobre a expectativa do comércio local para essa data. “A expectativa é boa. Nós estamos muito confiantes de que as vendas devem superar as do ano passado. Então, estão bastante otimistas de semana passada, já melhorou bem. Então, a expectativa que hoje e amanhã ainda melhore mais ainda. Até porque quanto mais perto, quanto mais próximo, mais aumento nas vendas”. Segundo o vice-presidente da ACI, para este ano a estimativa é que, descontando a inflação, o número de vendas possa ter um crescimento de 5% a 6% em relação ao ano passado.
O vice-presidente também comentou a respeito da importância dessa data para o comércio local. “Nós temos um calendário com várias datas importantes para o comércio no decorrer do ano. E o Dia dos Namorados é uma dessas datas. Ela está aí entre as quatro mais importantes, né, perdendo aí para o Natal, o Dia das Mães. Mas de uma forma geral, até por causa da diversificação, o Dia dos Namorados abre o leque, muito maior, atinge, muita força, o setor de prestação de serviços, hotéis, pousadas, restaurantes, bares e um comércio de uma forma geral. Então é assim uma data muito significante para o comércio, o dia dos namorados”.
Com relação aos itens que tendem a ter preferência dos consumidores no momento das compras, José Egídio elencou quais são esses objetos. “É muito diversificado. No comércio, o cosmético vende muito, o eletroeletrônicos, confecções, calçados, esses produtos são os carros-chefes. Agora, atinge também a área de prestação de serviços, cabeleireiro, hotel, pousada, bares, restaurantes, então é muito diversificado. Mas no comércio, a forma geral, são esses produtos que representam o maior número de vendas. Calçado, confecções, é cosmético de uma linha geral e eletroeletrônico. É muito aí do poder aquisitivo, mas de uma forma geral, são esses os produtos mais vendidos nessa época”.
A data é muito importante para o comércio nacional. De acordo com uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), o Dia dos Namorados deste ano deve levar 96 milhões de brasileiros às compras. E a estimativa é de quase R$ 23 bilhões no comércio em todo o país.