Os portões de acesso ao Campus Santo Antônio da UFSJ, em São João del-Rei, amanheceram fechados e com faixas grevistas nessa terça-feira, 11 de junho. Dezenas de representantes do Sindicato do Servidores da UFSJ, dos Técnicos Administrativos, do Comando de Greve Estudantil e outros movimentos afins seguravam cartazes com os dizeres “Lula negocie com os Técnicos”, “Técnicos em Greve” e “Para Tudo”.
Em nota oficial publicada nas redes sociais, o Sindicato dos Servidores da UFSJ reforçou que a greve dos Técnicos Administrativos é por recomposição salarial; reestruturação da carreira e recomposição orçamentária das instituições de ensino federais.
Vale lembrar que, na segunda-feira, 10 de junho, houve uma reunião do presidente Lula com os reitores de universidades e institutos federais de educação, em Brasília. Segundo o reitor da UFSJ, Marcelo Pereira, investimentos importantes em obras serão feitas na UFSJ através do PAC das universidades e a instituição também receberá uma pequena suplementação financeira, ainda, segundo ele, insuficiente para resolução do problema orçamentário da universidade são-joanense.
Outras reuniões estão programadas com o Governo Federal esta semana, em Brasília, para a continuidade das negociações com as categorias de servidores e técnicos em educação ligadas ao Governo Federal.