O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prorrogaram as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Os estudantes e demais interessados em realizar o exame têm até o dia 14 de junho, sexta-feira, para fazer a inscrição.
Dessa forma, o prazo que se encerraria na última sexta-feira (07), foi ampliado em mais uma semana. Segundo o Ministro da Educação, Camilo Santana, a medida foi tomada para que mais estudantes tenham a oportunidade de participar do Enem, em especial, os moradores do Rio Grande do Sul, assolados pelas enchentes ocorridas no estado.
Com isso, outras datas que fazem parte do cronograma do exame também foram ajustadas. As solicitações de atendimento especializado e tratamento por nome social também seguem até 14 de junho; enquanto o pagamento da taxa de inscrição termina no dia 19 de junho. As datas das provas permanecem nos dias 3 e 10 de novembro, nas 27 unidades da Federação.
O ENEM é a principal porta de entrada para o Ensino Superior no Brasil e, também, é um instrumento que avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Além disso, os resultados no exame servem para seleções de beneficiados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e pelo Programa Universidade para Todos (ProUni).
Para mais informações, os interessados devem acessar o edital do ENEM 2024 no site enem.inep.gov.br.