Emboabas

Aspirante da Polícia Militar fala sobre as infrações mais recorrentes e os desafios do trânsito de São João del-Rei

Nesses primeiros meses de 2024, São João del-Rei registrou quase diariamente ocorrências de trânsito por toda a cidade. Alguns registros inclusive com vítimas fatais e causando uma grande comoção nos moradores do município. E muitos desses acidentes se assemelham por conta de determinadas imprudências cometidas por condutores. Devido a isso, o trânsito na cidade, há um bom tempo, tem se tornado uma preocupação por parte da população que transita por São João del-Rei. 

Recentemente, o programa “Noticiário Policial” da Rádio Emboabas, 92,7 FM Mais Informação, conversou com o aspirante do 38ª BPM, Artur Amaral, que apontou quais são as infrações de trânsito mais registradas na cidade. “A gente vê muitas pessoas inabilitadas, que não tem um conhecimento mínimo para estar na condução de um veículo automotor, que acabam colocando em risco a integridade física de diversas pessoas. Outro tipo de ocorrência que a gente vê é o estacionamento irregular. Aqui em São João del Rei a gente tem um convênio com a Guarda Municipal, Prefeitura Municipal, que faz essa fiscalização de estacionamento. A Polícia Militar de Minas Gerais atua de forma secundária nesse sentido, mas é uma situação também que incomoda, às vezes o cidadão estaciona o veículo numa faixa de pedestre, ele atrapalha o pedestre para poder transitar livremente. Outro tipo de ocorrência são as embriaguez ao volante. O cidadão acaba ingerindo bebidas alcoólicas, outras drogas e vai ficar na condução de um veículo, o que acaba colocando em risco não só a segurança desse cidadão, como também a segurança dos outros motoristas, dos outros transeuntes”. 

O militar também falou a respeito dos desafios apresentados pelo trânsito municipal. A nossa cidade tem crescido muito, e com esse crescimento vem o aumento do trânsito. Cada vez mais pessoas têm acesso a veículos, entre eles, as motocicletas. E com o trânsito cada vez mais carregado de veículos, a incidência de ocorrências e vítimas fatais têm sido cada vez maiores. Esse é o desafio: conscientizar a população de respeitar as regras de trânsito para que essas ocorrências não aconteçam”. 

O aspirante elencou alguns pontos que os motoristas precisam se atentar para realizarem uma direção segura como: respeitar as regras de trânsito, se atentarem à velocidade das vias municipais e obedecer as sinalizações dispostas pela cidade.

A entrevista completa pode ser conferida na área de podcast e também nas redes sociais da Rádio Emboabas. 

Sair da versão mobile