Nesta sexta (24), o setor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde de São del-Rei divulgou mais um boletim epidemiológico, apresentando os números da dengue, chikungunya e o zika vírus no município. Segundo o informe, a cidade até o momento registrou 10.089 casos positivos para dengue. Já as notificações estão em 13.365 casos, além de 3.276 testes negativos e nenhum exame aguarda o resultado para a doença.
O documento também apontou que a cidade até o momento registrou 17 notificações para a chikungunya, sendo 15 casos positivos e dois testes que aguardam confirmação. Já em relação ao zika vírus, segue sem nenhum caso confirmado na cidade.
O informe também trouxe uma explicação referente ao alto número de casos registrados na cidade de um boletim para outro. Segundo o documento: “O grande salto dos dados de uma semana para outra não representa uma piora do cenário epidemiológico, que neste momento se encontra de certa forma estabilizado. Esta variação de um boletim para o outro, em sua maioria, se deve a atualização do sistema de notificações que devido à sobrecarga causada pela epidemia, não possibilitava sua atualização em tempo real, causando um acúmulo de notificações de meses anteriores e que somente agora foram inseridas no sistema”.
O boletim ainda apresentou o número de óbitos confirmados nas casas de saúde de São João del-Rei. Segundo o informe, a Santa Casa da Misericórdia contabilizou dez óbitos. Já o Hospital de Nossa Senhora das Mercês registrou quatro mortes. Na UPA, foi confirmada uma morte e outra foi registrada em domicílio. Até o momento, a cidade confirmou 16 óbitos de pacientes com dengue.
Com relação aos bairros que mais registraram casos positivos para dengue, o boletim apontou que, em primeiro lugar, está a Colônia do Marçal com 1.127 casos positivos. Seguido do Tijuco com 1.109 casos confirmados e do Matosinhos com 977.
Vale ressaltar que se pode denunciar focos de água parada, em São João del-Rei, através do tele-dengue. Para isso, basta entrar em contato com o Setor de Endemias pelo telefone: (32) 3379-1565.