Na terça-feira, 21 de maio, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), divulgou um novo reajuste da tarifa da Cemig. Segundo o comunicado, feito em reunião extraordinária, os clientes residenciais da companhia de energia elétrica – cerca de 7,8 milhões –, terão um reajuste de 6,7% na tarifa. A nova tarifa passa a valer a partir do dia 28 de maio e terá duração de um ano.
De acordo com a Cemig, o reajuste está abaixo do acumulado da inflação dos últimos cinco anos e, afirma, que os clientes da companhia só vão sentir a mudança no bolso a partir da fatura de junho, que tem como vencimento o mês de julho de 2024.
É importante lembrar que a Cemig oferece a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) para seus clientes. Atualmente, cerca de 1,4 milhão de clientes são beneficiados com a tarifa social e recebem até 65% de desconto na conta de energia.
Tem direito a Tarifa Social de Energia Elétrica:
– Famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário-mínimo nacional;
– Famílias inscritas no Cadastro Único com renda mensal de até três salários-mínimos que tenha portador de doença ou pessoa com deficiência (física, motora, auditiva, visual, intelectual e múltipla) cujo tratamento demande consumo de energia elétrica;
– Idosos com 65 anos ou mais ou pessoas com deficiência que recebam o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC).
Para saber mais sobre a Tarifa Social de Energia Elétrica e fazer a inscrição no benefício, o responsável familiar deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da região onde mora.