O PIX, sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central, facilitou a vida de muitos brasileiros, mas também se tornou alvo de criminosos que praticam golpes de estelionato. Para alertar a população sobre as principais modalidades de golpes envolvendo o PIX, o 38º Batalhão da Polícia Militar de São João del-Rei divulgou uma cartilha com as táticas mais utilizadas pelos golpistas e dicas de como não cair em golpes.
Cuidado com mensagens SMS informando sobre compras com seu cartão e solicitando confirmação por telefone. Golpistas se passam por atendentes de bancos e pedem dados bancários. Verifique a origem da mensagem e entre em contato com o seu banco pelo aplicativo ou presencialmente para confirmar a veracidade da informação.
Alguns golpistas também anunciam a venda de veículos em sites especializados, as vítimas acreditam que eles são os verdadeiros donos dos veículos e fazem Pix como entrada do pagamento. Nunca faça Pix sem antes ver o veículo e o vendedor pessoalmente.
Ainda sobre veículos, nesta época do ano, é comum aparecer Sites falsos que imitam páginas oficiais para pagamento do IPVA. As vítimas pensam estar pagando o imposto, mas na verdade transferem dinheiro para golpistas. Em caso de dúvidas, acesse o site oficial da Secretaria de Estado da Fazenda (www.fazenda.mg.gov.br) e clique na guia “IPVA” para realizar o pagamento seguro.
A Polícia Militar reforça a importância da cautela ao realizar transações via PIX. Nunca forneça dados bancários por telefone ou em sites não confiáveis. Em caso de dúvidas, entre em contato com o seu banco através de canais oficiais.