Emboabas

Infectologista esclarece sobre a relação entre a vacina da influenza e a ocorrência de casos gripais após a vacinação 

Há quase um mês São João del-Rei está promovendo a campanha de vacinação contra a gripe para pessoas maiores de seis meses de idade. A tendência é que com a chegada de dias mais frios no município, consequentemente, a procura para a aplicação do imunizante deve ser maior. Uma vez, que nessa época do ano, por conta das condições climáticas a propagação de vírus respiratórios, como é o caso da influenza que causa a gripe, é maior. Por isso, a vacinação contra essa doença se torna tão importante. 

E um questionamento que se houve muito nessa época do ano é sobre a associação da vacina com casos de gripes. Muitas pessoas relatam que griparam após receber a dose do imunizante. Com o intuito de esclarecer essa possível associação, a infectologista Dra. Janaína Teixeira, por meio de suas redes sociais, gravou um vídeo em que esclarece essa questão. “Desmistificar uma fala que eu ouço muito, né que assim: ‘ah, mas eu vacinei e gripei’, isso é impossível gente! A vacina da gripe não causa gripe. Porque ela não contém vírus vivo, ela contém partículas inativadas do vírus. Então é impossível que ela cause a gripe, o que pode acontecer, que é muito comum nessa época, já que têm vários vírus respiratórios circulando, né, vírus que causam quadros gripais ou resfriados comuns. Pode acontecer que quando a pessoa toma vacina ou ela já está infectada com algum desses vírus depois se manifesta, mas é só uma questão de coincidência. Não tem como a vacina da gripe causar gripe. Então não perca a oportunidade, se vacine e se proteja, porque prevenir é muito melhor que remediar”.

Os são-joanenses que desejam receber a dose do imunizante podem buscar por qualquer Unidade Básica de Saúde da cidade, a recomendação é que seja a unidade mais próxima de casa, seja no período da manhã ou da tarde e devem estar munidos dos seguintes documentos: cartão de vacinas, CPF ou cartão do SUS.  Os menores de idade devem estar acompanhados de um responsável.  

É importante frisar que pessoas acamadas que desejam tomar a vacina contra a influenza, caso ela seja cadastrada em alguma Equipe de Saúde da Família, é necessário fazer um agendamento para a imunização em domicílio e esse procedimento deverá ser feito na própria Unidade de Referência. Já para aqueles usuários que não são da área de cobertura, o recomendado é entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica para falar com o setor de epidemiologia de São João del-Rei para a vacina em domicílio. O contato deverá ser feito pelo telefone: 3379-1561.

Segundo o Ministério da Saúde, a vacinação anual contra a gripe salva-vidas, pois previne casos graves e óbitos por conta da doença. 

Sair da versão mobile