A Secretaria Municipal de Saúde de São João del-Rei divulgou, no último dia 17 de maio, o resultado da segunda pesquisa amostral do Levantamento do Índice Rápido por Amostragem (LIRA’a) de 2024, referente aos focos do mosquito Aedes aegypti do município. O documento apontou que a cidade registrou a média de 1,5% do índice de infestação predial, o que representa médio risco de proliferação.
A pesquisa, que foi realizada de 13 a 17 de maio, inspecionou 2222 imóveis, o que corresponde a 4,18% do total de imóveis trabalháveis da cidade. Foram coletados 35 focos positivos do inseto. O documento ainda apontou que todos os focos (100%) foram encontrados em locais onde existe a presença de uma pessoa responsável.
O bairro com mais focos do mosquito nesse levantamento é o Pio XII – com quatro –, seguido da Vila Santa Terezinha e Solar da Serra, ambos com três. A maioria dos focos encontrados estavam em depósitos como caixa d’água ao nível do solo, tanque, ralo, piscina não tratada, vaso de planta, bebedouro, frasco com água, caixa de passagem, barril e recipiente plástico.
Todos os responsáveis pelos imóveis onde foram encontrados os focos serão notificados e serão direcionadas ações para eliminar os focos do mosquito.