Emboabas

Direto da Santa Casa de São João del-Rei: saiba como funciona o posto de coleta de leite humano da instituição

Neste Mês das Mães e na semana em que celebramos o Dia Mundial da Doação de Leite Materno, em 19 de maio, nossa equipe de reportagem esteve na Santa Casa de São João del-Rei. A instituição possui um posto de coleta deste alimento essencial à vida de recém nascidos, sendo correspondente do Banco de Leite Materno de Juiz de Fora.

Por lá, quem nos recebeu foi a Lorelei Loise, colaboradora que atua há 15 anos na UTI Neonatal da instituição. Ela explicou quais bebês podem receber esse leite humano estocado na instituição.

“Bebezinhos que recebem o leite são os bebês que estão internados dentro da UTI. O leite humano é prescrito pelo médico e é dado um pouco, como se fosse um remédio mesmo. O médico vai prescrever como, quando e quanto eles vão receber”.

E para as mamães que estão amamentando e querem ajudar doando leite materno, a Lorelei explica os procedimentos.

“No primeiro momento, a gente pede que essas mamães possam vir até a Santa Casa, qualquer dia da semana e qualquer hora. A UTI funciona 24 horas por dia, final de semana, domingo. Basta elas terem os exames em mãos, que esteja tudo ok nos exames HIV, VDRL, hepatites e hemograma”.

A mamãe Jeniffer, de Resende Costa, entendeu a grandeza desse ato de doação. Ele enviou o marido, Jonatas, para buscar o kit coleta para retirar o leite em casa, já que ela está amamentando. Ele explicou pra gente como foi essa decisão de ajudar o banco de leite da Santa Casa.

“Decidimos por ventura sermos doadores, porque o nosso filho, o último que a gente teve, ficou aqui [Santa Casa] alguns dias. Por esse meio caridoso, a gente consegue, de certa forma, ajudar também. Isso faz muito bem para os nossos filhos mesmo e para as outras crianças que vão receber o leite”.

Vale lembrar que a UTI Neonatal, onde se encontra o Posto de Coleta de Leite Materno da Santa Casa, funciona 24 horas. O telefone direto para contato é o (32) 3379-2017. Em São João del-Rei, a própria instituição se encarrega de enviar e buscar as doações de leite materno na cidade.

Sair da versão mobile