Emboabas

“Maio Furta-Cor” reforça a importância da saúde mental materna

Neste mês de maio, comemora-se o primeiro aniversário da Lei nº 5.966, que instituiu o Mês Maio Furta-Cor na região. A iniciativa, idealizada pela vereadora Lívia Guimarães, tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da saúde mental das mães durante a gestação, o parto e o puerpério.

Em conversa com a Rádio Emboabas, a vereadora Lívia Guimarães ressaltou a importância da criação da lei:

“Se tornar mãe é uma coisa muito puxada, digamos assim, porque você tem novos desafios, novas vivências, existe a depressão pós -parto, existe uma certa dificuldade com aletamento, uma insegurança, então o Maio Furta-Cor vem nesse objetivo de falar da necessidade da gente cuidar da saúde mental das mães, de dar apoio, da gente ver como fazer para discutir esse tema no município e cuidar não só das crianças, mas também das mães.”

A expressão “furta-cor” se refere a uma cor que muda de tonalidade de acordo com a luz, representando a diversidade e a multiplicidade das experiências maternas. A campanha se soma a um movimento nacional pela saúde mental materna. Segundo estudos associados da Fundação Oswaldo Cruz, no Brasil, cerca de 26,3% das mulheres sofre de depressão pós-parto. Além disso, 1 em 4 gestantes apresentou “Estresse gestacional”.

A psicóloga clínica e psicanalista Alessandra Santos Silva Coelho explica como esses traumas podem afetar as mães:

“O efeito da química dos sentimentos de uma gestante influencia diretamente no feto. O estresse libera hormônios que contraem o útero e diminuem a vaso-dilatação, fazendo com que não cheguem nutrientes suficientes ao bebê. Pesquisas também apontam que o estresse gestacional impacta muito mais o feto do que a depressão pós-parto e o impacto do bebê. Então, vale a pena as mulheres se cuidarem, as gestantes e as puérperas para o seu próprio equilíbrio emocional, para a sua própria saúde mental e consequentemente para a saúde mental e equilíbrio emocional de seus filhos também.”

A expectativa é que a campanha continue crescendo nos próximos anos, com a realização de ainda mais ações de apoio e conscientização, garantindo que todas as mães recebam o cuidado que merecem.

Sair da versão mobile