Trabalhadores e agentes culturais de Tiradentes estão sendo convidados para uma Audiência Pública promovida pela Comissão de Cultura da cidade. A reunião está marcada para esta segunda-feira, dia 20 de maio, a partir das 19h, na sede da Secretaria de Cultura localizada no Largo das Forras, antiga Prefeitura.
De acordo com a organização do encontro, o foco será mesmo o debate sobre a implementação e o impacto da Lei Aldir Blanc, de Fomento à Cultura no município. As estratégias para garantir que a lei seja implementada de forma justa e eficaz em Tiradentes também serão discutidas.
A Lei Federal Aldir Blanc, de 2020, estabeleceu uma série de medidas emergenciais para o setor cultural e criativo, fortemente impactado pela pandemia do novo coronavírus (a Covid-19). A aplicação desses recursos emergenciais em ações culturais pretende dar um passo significativo no apoio aos profissionais da cultura, artistas e produtores, almejando também como resultado uma melhora da qualidade de vida da população tiradentina. De acordo com o portal da Prefeitura de Tiradentes, o município recebeu da União, em parcela única, recursos no valor total de R$ 71.512,18 para aplicação em ações emergenciais de apoio ao setor.