Na próxima quinta-feira, dia 16 de maio, um Encontrão LGBTQUIA+ está programado para acontecer em São João del-Rei. O evento vai marcar o Dia Municipal e Internacional de Luta contra a LGBTfobia.
De acordo com o Movimento LGBTQUIA+ da Região das Vertentes, outro foco desse encontro será o retorno da Parada do Orgulho LGBTQUIA+ de São João del-Rei, que há muitos anos deixou de ser realizada na cidade. A última edição da parada aconteceu em 2016.
Em entrevista ao Jornalismo da Rádio Emboabas, Felipe Adão, presidente do movimento em São João del-Rei, destaca uma das lutas do grupo: a necessidade de mais dados oficiais sobre crimes motivados por homofobia na região.
“O que a gente precisa, eu acho, também é de dados. Pedir para a segurança pública que quando esses registros forem feitos, a tipificação de homofobia, de crime de homofobia, tem que ser feito, porque muitas vezes, a demanda que chega para nós, que muitas vezes acontece um tipo de homofobia e é registrado, por exemplo, como um crime de agressão, não é tipificado. Isso precisa ser tipificado para nós termos políticas públicas, para isso constar nos dados. É uma carência que falta no contexto de São João del-Rei.”
O Encontrão desta quinta-feira, 16 de maio, será realizado a partir das 19h, na sede da ONG do Movimento, situada na Rua Dr. Antônio de Freitas Carvalho, nº 7, ao lado da ponte da rodoviária nova, às margens do Córrego do Lenheiro, no bairro Fábricas, em São João del-Rei. O evento é aberto a todos que desejam trabalhar na luta e na conscientização das pessoas contra o preconceito e a violência aos membros da Comunidade LGTQIA+.