Fé, devoção e muita história! Uma outra grande festa religiosa católica da região deve atrair milhares de fiéis à Tiradentes, entre os dias 17 e 27 de maio. Estamos falando do Jubileu da Santíssima Trindade. A Dona Maria Francisca de Oliveira, do Matosinhos, conhece bem a festividade que frequenta desde criança, com seus pais, e, agora, com os seus netos.
“Tenho muita fé na Santíssima Trindade, recebo muitas graças. Desde pequenina eu frequento essa festa. Meus pais levavam a gente e até hoje eu vou e levo os meus netos”.
E é com a família que o jovem Geyson Resende também pegava a estrada rumo ao Santuário da Santíssima Trindade. Daquela época, o poeirão da estrada de chão e o grande número de veículos, que congestionava o caminho até lá, ficou marcado na memória dele, assim como o sabor das mexericas, fruto típico encontrado por lá.
“Eu enfrentava aquela poeirada na estrada, em um trânsito da nada, de gente indo, de gente voltando, né? Chegava lá, ficava um tempão na fila, pra poder subir lá e passar as mãos nos pés da Santíssima. E depois, do tempinho que sobrava, dava uma voltinha na feira, né? A festa é muito boa, sem falar da mexiriquinha, né? Sempre na época de mexiriquinha, quem não gosta mais de uma mexiriquinha?”.
O fruto é um dos sabores típicos encontrados na festa. A tradição de levar o lanche para passar o dia rezando e se divertindo na Festa da Santíssima Trindade, em Tiradentes, também faz parte das memórias da Maria do Carmo, a Carminha, da Colônia do Marçal. Ao lado da mãe e dos irmãos, eles pegavam o trem da madrugada para assistirem a primeira missa do Dia Maior da Festa.
“Minha mãe levava café, com uma famosa merenda. Pegávamos o primeiro trem e, chegando lá, a minha mãe falava firme com a gente: nós vamos assistir a primeira missa, às 5 horas da manhã, aí estava a gente lá. As crianças tudo em volta dela assistindo a missa. E a gente ficava quase que a metade do dia lá. Nossa, era muito bom. Fazíamos um piquenique atrás da igreja. E eu ficava encantada com a imagem da Santíssima Trindade”.
Neste ano, o Jubileu da Santíssima Trindade, em Tiradentes, tem como tema “A Oração na Vida Cristã”. De 17 a 25 de maio, missas às 15h e às 19h. A Novena Solene acontece após a missa da noite.