Close sidebar
Professor de Economia da UFSJ fala da expectativa do comércio para o Dia das Mães
10 de maio de 2024

No próximo domingo (12), será celebrado o Dia Das Mães. Para este ano o comércio apresenta uma boa expectativa de compras e vendas, o que pode ser comprovado pela pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com uma empresa de pesquisas, que apontou que 78% dos consumidores devem realizar pelo menos a compra de um presente para ser entregue durante essa data comemorativa neste ano. 

Corroborando com essa pesquisa, o professor de Economia da UFSJ, Douglas Ferreira, em contato com a Rádio Emboabas, falou sobre a expectativa no estado de Minas Gerais para este dia. “Para o ano de 2024, a Confederação Nacional do Comércio de Bens e Turismo ela projeta um volume em vendas de R$ 3,2 bilhões. Minas Gerais ocupa a terceira posição. É o estado com a terceira maior participação nesse volume de vendas, espera-se que sejam vendidos no nosso estado, algo em torno de R$ 1,4 bilhão. Isso reflete um aumento de 3,5% em relação ao ano passado. Então esse otimismo, por parte tanto dos lojistas e também por parte dos consumidores, tem como reflexo as condições econômicas. Principalmente as taxas de juros mais baixas nessa queda que a gente vem acompanhando ao longo dos últimos meses, somado também uma melhora na situação do mercado de trabalho e da renda média, que teve um leve aumento nos últimos meses. Então isso faz com que tanto a população quanto os lojistas também sintam -se mais otimistas em relação às vendas para esse ano.”

O docente apontou quais são os segmentos comerciais que serão mais favorecidos com relação às vendas para este dia. “Em relação aos itens mais preferidos dois segmentos que são muito buscados pela população na hora de presentear são: primeiro, moda e acessório, principalmente os itens como roupas e calçados. Só esse setor espera-se que tem uma venda próxima a 5,1 bilhões de reais no Brasil, seguido pelo segmento de beleza e cosméticos, principalmente itens de perfumaria cremes e itens de maquiagem. Esse setor espera-se uma venda de 2,6 bilhões de reais nesse ano.”

Douglas ainda explicou a importância de se dar preferência nas compras realizadas no comércio local do que aquelas feitas pela internet. Uma vez que comprando no comércio municipal, a economia da cidade é favorecida.  “Mas é importante deixar a população ciente da relevância que o comércio e serviço tem na economia de São João del-Rei. Hoje, a nossa cidade é um polo nesse setor de comércio e serviço em toda a região do campo das vertentes. E além disso, só o setor de comércio e serviço emprega atualmente mais de 14 mil trabalhadores com carteira assinada. De todos os empregos formais, cerca de 75% estão no setor de comércio e serviço. Então isso mostra a importância que esse setor tem para a economia de São João del-Rei. Além disso, cerca de 70% de toda a riqueza gerada no município também vem dessas atividades do comércio e serviço. Então é importante que seja valorizado o comércio local como forma de gerar renda para esse setor que mais emprega e que mais gera riqueza no nosso município.”

Os moradores da cidade e da região podem aproveitar a ampliação do horário do comércio local para realizarem suas compras. As lojas de São João del-Rei nesta sexta (10), funcionam até às 20h. Já no sábado (11), véspera do Dia das Mães, o funcionamento será das 9h às 15h.



Rádio Emboabas
Olá, como podemos lhe ajudar?
96,9 FM (32) 9 9948-1969
92,7 FM (32) 9 8807-1927
Comercial/Administração (32) 3371-8025

Contato

Escolha uma das formas abaixo e entre em contato conosco!

Endereço: Praça Prefeito Antônio das Chagas Viegas, 130 (2º andar) São João Del Rei – MG – CEP: 36300-060

Telefones: (32) 3371-8025

E-mail: emboabas@emboabas.com

WhatsApp 92,7 FM: (32) 8807-1927

WhatsApp 96,9 FM: (32) 9948-1969

WhatsApp Emboabas: (32) 3371-8025

Siga nossas redes sociais!

© 2006 - 2024 Rádio Emboabas. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade
Pular para o conteúdo