Nesta sexta-feira (10), a Secretaria Municipal de Saúde de São del-Rei divulgou o mais recente boletim epidemiológico relacionado à dengue, chikungunya e o zika vírus. Conforme o documento, a cidade até o momento registrou 8.604 casos positivos para dengue. Já as notificações chegaram a 11.298 casos, além de 2.694 testes negativos e nenhum exame aguarda o resultado para a doença.
O boletim também apontou que a cidade registrou 17 notificações para a chikungunya, sendo 15 casos positivos e dois testes que aguardam confirmação. Já em relação ao zika vírus, não houve nenhum registro.
O documento ainda apresentou o número de óbitos registrados nas casas de saúde de São João del-Rei. Segundo o informe, a Santa Casa da Misericórdia registrou 10 óbitos. Já o Hospital de Nossa Senhora das Mercês registrou quatro mortes. Na UPA foi confirmada uma morte e outra foi registrada em domicílio. Até o momento, a cidade registrou 16 óbitos de paciente com dengue, alguns ocasionados por outras complicações concomitantes conforme declaração de óbito.
Com relação aos bairros que mais registraram casos confirmados para dengue, o boletim apontou que, em primeiro lugar, está a Colônia do Marçal com 1.035 casos positivos. Seguido do Tijuco com 891 casos confirmados e do Matosinhos com 827.
Em casos de aparecimento de sintomas como dor de cabeça, no corpo, dor atrás dos olhos, febre, manchas pelo corpo, dentre outros, é recomendado procurar a unidade de saúde mais próxima. Lembrando ainda que pode-se denunciar focos de água parada, em São João del-Rei, através do tele-dengue. Para isso, basta entrar em contato com o Setor de Endemias pelo telefone: (32) 3379-1565.