Emboabas

Especialista de São João del-Rei destaca principais doenças e cuidados com a saúde dos olhos

Eles são muitos importantes para que possamos admirar paisagens, pessoas e todos os momentos de nossa vida. Estamos falando dos olhos. Nesta semana em que comemoramos o Dia do Oftalmologista, em 07 de maio, nossa reportagem conversou com Dr. Marcelo Valadão, especialista em saúde ocular com atuação em São João del-Rei.

O médico listou quais têm sido os principais problemas com a saúde dos olhos atendidos em seu consultório.

“Eu observo e atendo muito na minha clínica, com muita frequência, pacientes com glaucoma, que é o aumento da pressão intraocular, retinopatia diabética, que é provocado pela glicose, pela diabetes, pelo tempo de diabetes, pelo mal controle da glicemia. Outra doença também, que é muito comum, é a degeneração macular relacionada à idade, catarata, e pacientes com miopia, hipermetropia e astigmatismo”

Dr. Marcelo explica que, no dia-a-dia, podemos tomar alguns cuidados simples, porém importantes para uma boa saúde ocular.

“Não coçar os olhos, usar sempre óculos escuros com proteção quanto a radiação solar. Quando for usar tablet, celular, computador, lembrar sempre de dar um descanso para os olhos, lembrar sempre de piscar para lubrificação dos olhos, evitando assim os sintomas dos olhos vermelhos, ardência, dor de cabeça, que são muito comuns.”

Ele ainda deixa um alerta sobre o uso de colírios e lentes de contato sem orientação médica.

“Outra medida importante: usar colírios somente sob prescrição médica, porque tem colírios que podem aumentar a pressão intraocular, causando graves danos à visão que seria o glaucoma. No caso das lentes de contato, sempre usar sob prescrição médica e supervisão médica. O mau uso das lentes de contato pode levar a problema sérios para a visão. Sempre lembrando que lentes de contato é um ato médico”.

O médico oftalmologista é oficialmente homenageado no calendário do Brasil, desde 1986, mas as homenagens ao profissional começaram mesmo, em 7 de maio de 1930, com a fundação da Sociedade de Oftalmologia de São Paulo.

Sair da versão mobile