Emboabas

Hemominas de São João del-Rei precisa de doações de sangue do tipo O negativo; pessoas que tiveram dengue devem aguardar um mês para doar sangue

O hemonúcleo são-joanense está pedindo aos doadores de sangue do tipo O negativo, que compareçam até a unidade para doar sangue. O pedido se deve ao baixo estoque desse tipo sanguíneo na instituição. 

As pessoas que desejam realizar este ato solidário podem realizar o agendamento por meio do site da instituição que é www.hemominas.mg.gov.br ou pelo telefone 3322-2915. Já com relação aos critérios para doação de sangue, é necessário que o doador tenha entre 16 a 69 anos, menores de 18 anos devem ser acompanhados de um responsável ou portando autorização disponível no site da fundação. 

Além disso, precisam ainda apresentar boas condições de saúde, pesar mais de 50 kg e no dia da doação estar bem alimentado. É importante ainda apresentar um documento oficial e original, com foto, filiação e assinatura no dia da doação. 

O Ministério da Saúde e a Anvisa publicaram uma nota técnica orientando sobre a doação de sangue por parte das pessoas que tiveram dengue. Segundo o documento, é necessário que as pessoas que tiveram dengue comum aguardem 30 dias após a recuperação completa. Já indivíduos que tiveram dengue hemorrágica devem aguardar 180 dias após a recuperação total.

Pessoas que tiveram contato sexual com indivíduos que tiveram dengue nos últimos 30 dias deverão aguardar também 30 dias após o último contato sexual. Por fim, as pessoas que tomaram a vacina contra a dengue devem aguardar 30 dias após a vacinação. O Hemominas da cidade está seguindo essas orientações. 

Sair da versão mobile