Emboabas

Carro fumacê circula por mais cinco bairros são-joanenses, a partir desta terça-feira, dia 30 de abril

Dando sequência as ações para combater o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, do zika-vírus e da chikungunya, a Secretaria de Saúde de São João del-Rei, por meio do setor de Endemias, comunicou que dará início a partir desta terça-feira (30), a uma nova rodada de circulação do carro fumacê em cinco bairros de São João del-Rei. Dessa vez, o veículo passará pelos bairros: Barro Preto, Jardim São José, São Caetano, Guarda-Mor e Bonfim. A ação ocorrerá diariamente em todas essas localidades até quinta, dia 02 de maio, no período das 16h até às 20h40.

Assim como divulgado anteriormente pelo setor, o documento apontou que este cronograma pode sofrer alterações decorrentes de fatores externos como condições climáticas que possam acabar interferindo no trabalho. 

Conforme orientações já divulgadas pela pasta, para que a ação tenha uma efetividade maior é necessário que a população que residente nestes bairros se atente às seguintes orientações: abrir portas e janelas das casas para que o inseticida chegue ao interior dos imóveis, onde, normalmente, o Aedes aegypti fica abrigado; tampar os alimentos durante a circulação do carro; agitar cortinas, bem como agitar um pano debaixo de camas, mesas, sofás, atrás das portas e demais locais que sirvam de esconderijo para o mosquito, para que ele seja dispersado e tenha contato com o produto disseminado. 

É importante ainda recolher roupas de varais, gaiolas com passarinhos, criações de abelhas e outros, com intuito de evitar o contato com o inseticida. Os animais devem permanecer em locais isolados e, após duas horas, devem retornar ao ambiente de convivência.

Após a passagem do carro fumacê, é necessário trocar a água e lavar os bebedouros de animais com água e sabão. Idosos e pessoas com problemas respiratórios e alérgicos devem evitar o contato com inseticida, podendo se retirar da residência no momento da passagem do veículo ou se abrigar em um cômodo isolado, e devem também aguardar por duas horas para voltar aos ambientes de circulação.

Outra recomendação é evitar se aproximar do jato de inseticida durante a aplicação na sua rua, pois, próximo ao canhão de liberação do produto, a concentração do mesmo é maior. 

O setor de Endemias ainda informou que a eficácia do produto é de 40% e que essa iniciativa elimina somente a forma adulta do Aedes aegypti que estiver presente no momento da aplicação, dentro do raio de ação do produto e durante o intervalo de duas horas. Mas para isso é necessário que as condições climáticas sejam favoráveis, com pouco vento e sem chuva. Devido a isso, a população deve manter os cuidados diários para eliminar qualquer possível criadouro do inseto. 

Sair da versão mobile