Emboabas

São João del-Rei ultrapassa a marca de 6.000 casos positivos para a dengue em 2024

A Secretaria Municipal de Saúde de São del-Rei divulgou, nesta sexta-feira (19), o mais recente boletim epidemiológico relacionado aos casos de dengue, chikungunya e zika vírus no município. De acordo com o informe, a cidade registrou 6.325 casos positivos para dengue. Já as notificações chegaram a 8.131 casos, além de 1.806 testes negativos e nenhum exame aguarda o resultado para a doença.

O boletim também apontou que, até o momento, a cidade registrou 14 notificações para a chikungunya, sendo 12 casos positivos e dois testes que aguardam confirmação. Já em relação ao zika vírus, não houve nenhum registro.

O documento também apontou os números de internações por conta da dengue nas casas de saúde de São João del-Rei.  Segundo o informe, o Hospital de Nossa Senhora das Mercês registrou 64 internações, sendo que 53 pacientes já tiveram alta e 07 seguem internados, além de quatro óbitos. Os pacientes que vieram a óbito possuíam comorbidades e outras complicações associadas, sendo estas em alguns casos, agravadas pela infecção da Dengue e se tornando a causa morte.

Já na Santa Casa da Misericórdia, o número de internações chegou a 174, sendo que 150 pacientes já tiveram alta e 14 seguem em internação. Além de dez óbitos. Os pacientes que vieram a óbito possuíam comorbidades e outras complicações associadas, sendo estas em alguns casos, agravadas pela infecção da Dengue e se tornando a causa morte. Foram registrados ainda mais dois óbitos no município, também de pessoas com diagnóstico de dengue associado a comorbidades e outras complicações, sendo:  um óbito na UPA e um óbito em domicílio, onde a pessoa não procurou atendimento, segundo o documento.

O informe salientou que o alto número de casos registrados não significa “uma piora da epidemia, que neste momento se encontra de certa forma estabilizada e começando a declinar. A alteração impactante de um boletim a outro, se deve a atualização das notificações, que devido à sobrecarga, estavam acumuladas de meses anteriores (fevereiro e março) e somente agora foram inseridas no sistema”. Com relação aos bairros que mais registraram casos confirmados para dengue, o boletim apontou que, em primeiro lugar, está a Colônia do Marçal com 765 casos positivos. Seguido do Matosinhos com 622 e Tijuco com 572 casos confirmados.

Sair da versão mobile