A indústria de laticínios tem uma grande tradição em Minas Gerais. São João del-Rei e região foram bem representadas e voltaram com medalhas no último final de semana. A cidade de São Paulo sediou a terceira edição do Mundial do Queijo do Brasil. O evento, que acontece a cada dois anos, foi promovido pela SerTãoBras, associação de produtores de queijos artesanais criada há 16 anos, com mais de 250 associados, a maioria da agricultura familiar em 17 Estados do Brasil.
Um dos objetivos do evento é dar visibilidade e valorizar os queijos para que os profissionais brasileiros possam ter uma vida melhor. O programa inclui três concursos nacionais e um internacional. O Queijos Vitória de São João del-Rei faturou a Medalha Super Ouro com Queijo Tipo Suíço; medalha de prata com o Queijo Prato Cobocó e a Manteiga de Primeira Qualidade ficou com a medalha de bronze.
A cidade de Prados, por meio do Queijo Orozimbo, da Fazenda do Coqueiro, também recebeu a Medalha Super Ouro. O Queijo Bonanza de Coronel Xavier Chaves ganhou duas medalhas: ouro para o queijo Minas Padrão e prata para o queijo Meia Cura.