Assim que for sancionada e publicada no Diário Oficial da Prefeitura de São João del-Rei, uma nova lei, aprovada recentemente em dois turnos na Câmara Municipal, deve trazer novidades na forma de pagamento das passagens no transporte coletivo da cidade.
Isto porque, assim que a lei for sancionada, a Viação Presidente terá o prazo de 60 a 90 dias para atender a nova legislação e começar a oferecer ao público uma alternativa de pagamento de passagens por meio de cartão de crédito, débito, PIX e código eletrônico (QR CODE).
O autor da legislação, vereador Professor Leonardo (Novo), destacou as vantagens da proposta. “Tenho plena convicção de que esse projeto vai desburocratizar a forma de pagamento que hoje nós temos apenas através de dinheiro. Então nós vamos trazer outras formas de pagamento, que são formas de pagamento mais usadas hoje em dia. Nós sabemos que hoje muitos dos pagamentos são feitos via celular, então acho que isso vai facilitar muito a população. Muitas vezes as pessoas não têm dinheiro em espécie no bolso, mas tem ali o cartão, tem o dinheiro no celular. Então acho que vai ser uma forma de a gente facilitar e muito esse pagamento nos ônibus.”
Ainda segundo o vereador, a implantação da lei também pode contribuir para a redução da violência no transporte coletivo. “Vem um outro benefício, o fato de que nós vamos ter menos dinheiro circulando nos ônibus, o que pode diminuir civilmente o número de assalto em ônibus, então assim, com os criminosos sabendo que praticamente não vai ter dinheiro em espécie nos ônibus, isso vai trazer maior segurança tanto para o cobrador quanto para o motorista e para os próprios passageiros”.
Em contato com a Viação Presidente, o Jornalismo da Rádio Emboabas apurou que, o sistema online de pagamento que deverá ser usado é o KIM, que, por enquanto, ainda não está em operação. Em breve, o usuário do transporte coletivo em São João del-Rei poderá baixar o aplicativo KIM para poder pagar a passagem no pix e cartão. O usuário também poderá comprar a passagem pelo aplicativo, sem ter que ir na até a Rodoviária.