Emboabas

Especialista de São João del-Rei deixa dicas importantes sobre cuidados com a voz

Nesta semana em que se celebra o Dia Mundial da Voz, 16 de abril, falar sobre ela e os cuidados podemos ter com a nossa saúde vocal, é fundamental. Afinal, a voz é uma das principais formas de comunicação que temos, fazendo parte, inclusive, da nossa identidade.

A professora de Matemática, Laisa Neri, leciona para crianças, em um colégio particular aqui de São João del-Rei. Ela é reconhecida de longe, pelo alto volume de sua voz.  A educadora conta que nunca perdeu a voz e que poderia cuidar melhor do seu instrumento de trabalho.

“Nunca perdi a voz, tenho ela como o meu instrumento de trabalho. Não deveria, mas não faço nenhuma prevenção para estar cuidando dela, a não ser beber água. Então eu estou sempre com uma garrafinha de água dentro de sala de aula. Eu sei que eu deveria fazer outras coisas, mas não faço não”.

O Douglas Ferreira é professor e cantor em São João del-Rei. Ele reconhece que, em algumas épocas do ano, a sobrecarga de trabalho provoca rouquidão. Ele tenta se cuidar.

“Algumas situações, épocas do ano, pela sobrecarga de trabalho, às vezes, a gente perde um pouco da voz e vem a questão da rouquidão. Então são os problemas principais aí que, as vezes, acontece no decorrer da profissão. Procurar sempre estar bem hidratado, beber muito líquido, é o mínimo que eu faço”.

E para ajudar não só os dois professores dessa reportagem, mas também a você que precisa usar bastante sua voz no dia-a-dia, o fonoaudiólogo Leandro Rocha, especialista da voz, em São João del-Rei, deixa dicas importantes.

“Por exemplo, fazer uma hidratação vocal, beber muita água, é fundamental para que a gente possa umidificar e hidratar a corda vocal, de forma que a gente, quando fala, quando grita, quando fala um pouco mais, a gente tenha um atrito amenizado e, de uma certa forma, amortecido, como se fosse um amortecimento desse atrito das cordas vocais. Um segundo ponto importante é a gente ter cuidado com a alimentação. A alimentação, às vezes, muito condimentada, muito temperada, produz suco gástrico, que pode acabar fazendo com que a gente tenha refluxo gastresofágico. E o refluxo é um componente importante quando reflui, quando volta aquele conteúdo ácido, o estômago, ele muitas vezes causa uma irritação na corda vocal e a gente, nesse momento, começa a fazer pigarro. Terceira dica importante é fazer o uso da maçã. A maçã tem um produto adstringente, uma espécie de detergente, que faz uma limpeza na mucosa vocal”.

O Dia Mundial da Voz tem como objetivo principal sensibilizar o público sobre a importância da voz e dos cuidados com ela. No Brasil, a data é comemorada desde 1999. Além disso, também quer promover a vigilância em relação às questões relacionadas a ela.

Sair da versão mobile