Emboabas

Assistente Social da ASAPAC esclarece sobre o atendimento da instituição assim que um paciente oncológico procura pela entidade

A Associação de Amparo a Pacientes com Câncer, a ASAPAC de São João del-Rei, é uma organização voltada a diferentes tipos de auxílio para as pessoas diagnosticadas com câncer. Atuando na cidade desde 2006, muitos indivíduos ao receber a confirmação do seu diagnóstico são aconselhados a procurar a entidade. E para agilizar o acompanhamento, a associação desenvolveu alguns mecanismos que vão auxiliar no tratamento desses pacientes, segundo a assistente social da instituição. 

Em entrevista recente à Rádio Emboabas, a assistente social Laura Lopes explicou como as pessoas diagnosticadas com câncer, que desejam receber ajuda da ASPAC devem proceder. “Atualmente, a gente usa muito o WhatsApp como uma ferramenta de trabalho. Então, para facilitar o acesso, a pessoa pode mandar os seguintes documentos pelo WhatsApp da ASAPAC: carteira de identidade, CPF, cartão do SUS, comprovante de residência, comprovante de renda, e a biópsia ou o relatório médico para comprovar o diagnóstico oncológico. Mande esses documentos pelo WhatsApp ou pode ir até a ASAPAC pessoalmente e vai efetuar o pré-cadastro”.  

Após o envio dos documentos, a assistente esclareceu quais serão os próximos passos para que esses pacientes sejam assistidos pela instituição. “As meninas da recepção vão agendar para o primeiro atendimento que é comigo, ou seja, com a assistente social que faz o acolhimento do paciente e da família. Após isso, vamos identificar quais são as demandas desse paciente. O que ele precisa, como: atendimento com a nutricionista, da fisioterapeuta, da enfermeira, temos ainda a dra. Isabella Paiva, que é advogada e pega as causas de medicamentos de alto custo. Enfim, qual atendimento aquele paciente vai precisar? Que tipo de ajuda, auxílio ele vai precisar? E a partir daí ele começa a ser atendido pela ASPAC.”

A Asapac de São João del-Rei atende pessoas que receberam o diagnóstico de câncer independentemente da idade. O trabalho da associação é gratuito. 

As pessoas que precisam entrar em contato com a associação podem fazer por meio do seguinte telefone: (32) 3379-1913, que é também o WhatsApp da entidade. A ASAPAC está localizada na Rua Ministro Gabriel Passos, nº: 232, no Centro. 

Sair da versão mobile