O tiradentino Pedro Henrique Nogueira, 32 anos, é atleta de basquete do Athletic e da ABM Inconfidentes. Ele foi convocado pela primeira vez para integrar a Seleção Brasileira de Basquete Master 30 + que vai disputar o 12º Campeonato Pan-Americano que acontece de 12 a 21 de abril na cidade de Mérida, no estado de Yucatán, no México.
Pedro vive a expectativa de participar de uma competição tão importante.
“Tá tudo pronto. Expectativa enorme em poder participar do campeonato e representar nossa região. Sou de Tiradentes e estou muito feliz e ansioso, espero que dê tudo certo. Representar o Brasil é um sonho, é algo muito grande poder falar isso. Espero que todos estejam na torcida.”
Ele também explica como são divididas as categorias no campeonato.
“O Basquete Master é divido em categorias a partir dos 30 anos e vão de 5 em 5 anos: 30, 35, 40, e assim por diante, tanto masculino como feminino. Tem até categoria 70+.”
Nogueira finaliza explicando como chegou até a Seleção Brasileira Master.
“O Basquete Master é representado por associações nos estados e para ser convocado é preciso estar habilitado ou apto. Para isso é preciso seguir alguns critérios: obviamente, além da idade, é preciso participar do Campeonato Brasileiro que aconteceu em novembro de 2023 em São Luís – MA, no qual eu participei pela ABM Inconfidentes, associação que representa Minas Gerais. Diversas associações também participaram: do Ceará, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, entre outras. A partir desse campeonato é montado um time. Os jogadores são convocados e representam a Seleção Brasileira.”
O atleta viajou nesta quarta, 10, para Cancún, e lá se junta à delegação para seguir viagem para Mérida, que fica a 300 km dali.