Emboabas

Enfermeira da Vigilância Epidemiológica fala a respeito dos testes de dengue na cidade e sobre os critérios no tratamento da doença

Em São João del-Rei, os moradores que apresentam sintomas como dor de cabeça, no corpo, atrás dos olhos, febre, dentre outros, devem procurar uma unidade de saúde para verificar se estão com dengue, essa é a recomendação da Secretaria Municipal de Saúde. Mas muitos ainda não sabem que existem testes para diferentes estágios da doença e nem que tanto para os exames quanto para o tratamento da doença existem critérios médicos que precisam ser seguidos. 

Em recente entrevista à Rádio Emboabas, a enfermeira do setor de Vigilância Epidemiológica, Katiúscia Canaan, disse que novos testes estão disponíveis nos postos de saúde da cidade e esclareceu como os exames são utilizados em diferentes estágios da dengue: “Chegou no município, os testes rápidos para dengue e tem que ter critérios também. Esse testes vão verificar antígenos. Então, eles vão verificar a presença desses antígenos do primeiro ao quinto dia de sintoma. A partir do quinto dia de sintoma, já é outro tipo de exame que tem que fazer, que chama IGG IGM, que vai pesquisar anticorpos. Então, temos esses testes e essa pessoa que está sentindo esses sintomas, ele passa por essa avaliação e o profissional avalia se é um caso suspeito de dengue e faz o teste rápido. Agora se já está no sexto dia de sintoma, por exemplo, ele vai prescrever o tipo de exame para verificar aquele diagnóstico de acordo com os dias de sintomas”.

Já com relação ao tratamento, a enfermeira relembrou que algumas unidades de saúde do município estão oferecendo a hidratação venosa para pessoas que estão com dengue. Katiúscia explicou que para esse tipo de procedimento é necessário seguir orientações médicas e que esse tratamento não é indicado para qualquer pessoa: “A hidratação venosa tem que seguir critérios do profissional da saúde. Porque algumas pessoas, estão chegando nessas unidades de saúde que nós avaliamos a estrutura física, equipe profissional para oferecer essa hidratação venosa de forma segura. Pois, algumas pessoas chegam e solicitam soro na veia. Só será indicado o soro venoso após uma avaliação clínica. Porque se eu recebo um soro na veia, sem estar indicado eu posso ter uma hipervolemia, que é um aumento exagerado de líquido no corpo e vou gerar uma sobrecarga para o coração, para os rins. Então, tem que passar por essa avaliação do profissional da saúde”.

Vale relembrar que, segundo orientações da Secretaria de Saúde, a população deve buscar atendimentos nas unidades de saúde em caso de sintomas de doenças como dengue, chikungunya e zika-vírus.

Conforme o último boletim epidemiológico, São João del-Rei registrou, até o dia 22 de março, 3.055 casos positivos de dengue.

Sair da versão mobile