Emboabas

Enfermeira da Vigilância Epidemiológica esclarece quais são os critérios para se tomar vacina de gripe após casos de dengue e de Covid-19

Em São João del-Rei, neste momento, estão disponíveis nas unidades de saúde da cidade que contam com salas de vacinação, doses de vacina contra a gripe para grupos prioritários.

E muitas pessoas que fazem parte dessa categoria desejam se vacinar contra a influenza, mas ficam receosas por terem tido dengue recentemente ou até Covid-19. Afinal é necessário entender alguns critérios para que o cidadão possa tomar a vacina contra a gripe nessas duas situações. 

Em entrevista à Rádio Emboabas, a enfermeira do setor de Vigilância Epidemiológica, Katiúscia Canaan, explicou que caso a pessoa tenha tido dengue ou Covid é necessário, sobretudo, se atentar aos sintomas apresentados pelo enfermo. “O Ministério da Saúde recomenda se você está apresentando febre, alguma alteração clínica, ou seja, sintomas da dengue, é melhor aguardar que esses sintomas passem para você se vacinar, não existe um tempo estipulado. Igual quem teve Covid só pode vacinar 30 dias depois. No caso da vacina contra a influenza não, se você não está mais apresentando febre, dor no corpo e tosse você receber a vacina.”

Conforme determinações do Ministério da Saúde, neste momento a vacinação contra a gripe está disponível para todos os grupos prioritários, que são: crianças de seis meses a menores de seis anos de idade; gestantes e puérperas; idosos com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde; professores; povos indígenas; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança, salvamento e Forças Armadas; indivíduos com doenças crônicas não transmissíveis; pessoas com deficiências permanentes; caminhoneiros e trabalhadores portuários; servidores do transporte rodoviário coletivo; funcionários do sistema de privação de liberdade e população privada de liberdade. 

As pessoas que fazem parte desses grupos podem procurar os postos de saúde da cidade portando os seguintes documentos: cartão de vacinas, CPF e cartão do SUS. 

Para outras dúvidas pode-se entrar em contato com o setor de Vigilância Epidemiológica de São João del-Rei pelo telefone: 3379-1561.

Sair da versão mobile