Emboabas

Projeto prevê revitalização do Cristo Redentor de São João del-Rei

Foto: Prefeitura Municipal de São João del-Rei

O Cristo Redentor do bairro Senhor dos Montes, tombado pelo Conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio Cultural, tem sido alvo de preocupação devido ao abandono e vandalismo que tem sofrido, afetando seu potencial turístico. Apesar de uma obra de revitalização realizada em 2010, a falta de manutenção resultou em uma série de problemas recorrentes, incluindo roubo, presença de usuários de drogas e atos de vandalismo.

No entanto, foi divulgado nas redes sociais um projeto de revitalização, Elaborado pela arquiteta e urbanista Flávia Ferreira, com colaboração de Lucca R. G. Pazeli e apoio técnico da AMVER, o projeto prevê uma série de intervenções que visam recuperar a beleza e a segurança do local, além de torná-lo mais atrativo para moradores e visitantes.

Em entrevista à Rádio Emboabas, Flávia Ferreira detalhou as principais mudanças que serão feitas no entorno do Cristo Redentor: “A praça terá uma aparência muito melhor com a recuperação dos espaços e será construída uma quadra de esportes para incentivar a prática de atividades físicas. O piso será todo substituído. O piso que hoje é um intertravado que está com muito desgaste. Serão instalados também deques de madeira biosintética para valorizar o local. Será instalado um novo mobiliário urbano como mesas, mesas para jogos. Os canteiros serão ajardinados, alguns terão bancos e terá também um marque bancada na área da quadra e um playground para as crianças.”

Segundo a arquiteta, também será construída uma rampa de acessibilidade nas laterais do monumento.

O orçamento inicial da obra é de 1,5 milhão de reais. O projeto, que já foi apresentado à comunidade, agora aguarda aprovação do IPHAN para ser iniciado.

Em relação à imagem do Cristo Redentor, a arquiteta esclareceu que ela será mantida em sua forma original. A ilustração dos braços, que gerou questionamentos por parte da comunidade, não faz parte do projeto de revitalização.

Sair da versão mobile