Close sidebar
Carro-fumacê volta a circular na próxima segunda-feira (1º); prefeitura confirma locação de mais dois veículos para a ação
27 de março de 2024

Dando continuidade as ações para combater o mosquito Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e o zika-vírus, a Secretaria de Saúde de São João del-Rei, por meio do setor de Endemias, dará início na segunda-feira (1º), à circulação do carro fumacê em ruas dos seguintes bairros: Vila Carmo, Jardim Aeroporto, Sol Nascente, Solar da Serra, Colônia do Marçal e Residencial Vila Rica. A ação ocorrerá diariamente até quarta-feira (03), em dois períodos distintos. 

Segundo o comunicado, a iniciativa seguirá o seguinte cronograma: das 06h até às 08h40 nos bairros: Vila Carmo e Jardim Aeroporto. Já das 16h até às 20h40: Sol Nascente, Solar da Serra, Colônia do Marçal e Residencial Vila Rica. Lembrando que a ação ocorrerá diariamente em todas essas localidades. 

Conforme orientações divulgadas pela pasta, para que a ação tenha uma efetividade maior é necessário que a população que residente nestes bairros se atente às seguintes orientações: abrir portas e janelas das casas para que o inseticida chegue ao interior dos imóveis, onde, normalmente, o Aedes aegypti fica abrigado; tampar os alimentos durante a circulação do carro; agitar cortinas, bem como agitar um pano debaixo de camas, mesas, sofás, atrás das portas e demais locais que sirvam de esconderijo para o mosquito, para que ele seja dispersado e tenha contato com o produto disseminado. 

É importante ainda recolher roupas de varais, gaiolas com passarinhos, criações de abelhas e outros, com intuito de evitar o contato com o inseticida. Os animais devem permanecer em locais isolados e, após duas horas, devem retornar ao ambiente de convivência.

Após a passagem do carro fumacê, é necessário trocar a água e lavar os bebedouros de animais com água e sabão. Idosos e pessoas com problemas respiratórios e alérgicos devem evitar o contato com inseticida, podendo se retirar da residência no momento da passagem do veículo ou se abrigar em um cômodo isolado, e devem também aguardar por duas horas para voltar aos ambientes de circulação.

Outra recomendação é evitar se aproximar do jato de inseticida durante a aplicação na sua rua, pois, próximo ao canhão de liberação do produto, a concentração do mesmo é maior. 

O setor de Endemias ainda informou que a eficácia do produto é de 40% e que essa iniciativa elimina somente a forma adulta do Aedes aegypti que estiver presente no momento da aplicação, dentro do raio de ação do produto e durante o intervalo de duas horas. Mas para isso é necessário que as condições climáticas sejam favoráveis, com pouco vento e sem chuva. Devido a isso, a população deve manter os cuidados diários para eliminar qualquer possível criadouro do inseto. 

Posteriormente, outros bairros da cidade serão contemplados com a circulação do carro fumacê, uma vez que, segundo o documento, houve a locação de dois veículos acoplados com aspersores de inseticidas para intensificar a ação em outras localidades do município. 



Rádio Emboabas
Olá, como podemos lhe ajudar?
96,9 FM (32) 9 9948-1969
92,7 FM (32) 9 8807-1927
Comercial/Administração (32) 3371-8025

Contato

Escolha uma das formas abaixo e entre em contato conosco!

Endereço: Praça Prefeito Antônio das Chagas Viegas, 130 (2º andar) São João Del Rei – MG – CEP: 36300-060

Telefones: (32) 3371-8025

E-mail: emboabas@emboabas.com

WhatsApp 92,7 FM: (32) 8807-1927

WhatsApp 96,9 FM: (32) 9948-1969

WhatsApp Emboabas: (32) 3371-8025

Siga nossas redes sociais!

© 2006 - 2024 Rádio Emboabas. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade
Pular para o conteúdo