Emboabas

Reitoria da UFSJ publica nota em apoio a greve dos técnicos administrativos contra cortes no orçamento

A Reitoria da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) divulgou uma nota oficial em apoio à greve dos Técnicos-Administrativos em Educação (TAEs) iniciada na última quinta-feira (14), devido aos cortes no orçamento da Universidade para o ano de 2024, aprovados pelo Congresso Nacional em dezembro de 2023 de pouco mais de R$ 54 milhões, representando uma redução de quase 15%.

A decisão da greve visa pressionar o governo federal a atender às reivindicações da categoria, que incluem recomposição salarial, reestruturação da carreira e reconstrução do orçamento das universidades.

Em nota pública, a reitoria da UFSJ manifestou seu total apoio aos TAEs e reconheceu a legitimidade da greve. A nota destaca o papel essencial desses profissionais no funcionamento da Universidade e critica os baixos salários que recebem, “muito aquém do que merecem”.

A reitoria também denuncia os cortes no orçamento da UFSJ, que, segundo a nota, “colocam em risco o futuro da Universidade e a qualidade do ensino público”. A UFSJ afirma que, desde 2020, tem feito pleitos junto às autoridades competentes em defesa da valorização dos TAEs e da abertura de novas vagas, mas que as demandas ainda não foram atendidas.

A UFSJ afirma que está buscando alternativas para minimizar os impactos da greve e pede a compreensão da comunidade universitária.

Sair da versão mobile