Emboabas

Consumo de pescados cresce nesta época do ano. Nutricionista de São João del-Rei destaca benefícios desse alimento

Impulsionado pela tradição cristã, que recomenda para esta época do ano, em algumas datas, a abstinência de carne vermelha, o consumo de pescados cresce bastante nos mercados e peixarias.

A Catarina Coelho, moradora da Cohab, em São João del-Rei, filha de pescador, costuma comprar e preparar peixes, especialmente na Sexta-feira da Paixão. “Na Quaresma, eu só me identifico a comer mesmo na Sexta-Feira da Paixão. Nos restos dos dias, seria aleatório. Gosto mais do filezinho de tilápia, fritinho. Gosto de comer também o dourado, peixes de rio”.

Esse consumo de peixes traz muitos benefícios à saúde. A nutricionista Kátia Silva, que atua em São João del-Rei, destaca alguns deles. “Os peixes são uma excelente fonte de proteína de alta qualidade, ácidos graxos, ômega 3, vitaminas e minerais essenciais, como a vitamina D e o selênio, por exemplo. É verdade que o seu consumo está associado a uma melhor saúde do coração, do cérebro, dos olhos e do sistema imunológico, e até mesmo para a saúde da nossa pele. Também é verdade que as opções grelhadas, ensopadas, assadas e cozidas são mais saudáveis do que se comparadas às preparações fritas.”

Entre os pescados mais procurados nesta época do ano está o bacalhau. Uma tradição na família do Marcos Paulo, morador do bairro de Matosinhos. “Nessa época do ano é certeza de consumo por causa das tradições da semana santa. O bacalhau eu acho que é o principal e não pode faltar na mesa, mesmo que o preço dele seja bem elevado comparado com outras épocas do ano. Já é uma tradição de família, isso já vem de épocas, então o bacalhau não pode faltar no almoço da semana santa.”.

E para o preparo mais saudável dessa iguaria, que pode ser acompanhado de legumes, azeitonas e uma dose de azeite, a nutricionista Kátia Silva, deixa uma dica. “Temos opções do bacalhau salgado, porém, por conta de quantidade significativa de sódio, optar por versões dessalgadas ou dessalga -lo, antes de cozinhar, pode ajudar a reduzir a ingestão de sal, principalmente para pessoas e pertenças.

Com o crescimento na procura de pescados e os preços mais salgados este ano, a dica é pesquisar bastante, em mercados e peixarias, em busca do peixe ideal à sua saúde e ao seu bolso.

Sair da versão mobile