Emboabas

Setor de Endemias suspende fumacê em quatro bairros da cidade devido a acidente com o veículo; previsão é que a iniciativa seja iniciada ainda nesta semana

A Secretaria de Saúde de São João del-Rei, por meio do Setor de Endemias, divulgou na semana passada que a partir da última segunda-feira (11), aconteceria a circulação do carro fumacê em ruas dos bairros Sol Nascente, Solar da Serra, Colônia do Marçal e Residencial Vila Rica, no período das 16h até às 20h40. Entretanto, a ação está suspensa temporariamente por conta de um imprevisto com o veículo responsável pelo serviço, segundo o supervisor geral do Setor de Endemias da cidade. 

Em entrevista exclusiva no programa “Em Foco” da 92,7 FM Mais Informação, na tarde da última segunda-feira, o supervisor de Endemias, Hebert Jacques, explicou o que aconteceu com o veículo que seria utilizado na ação e anunciou a previsão para o início da iniciativa nesses bairros. “Infelizmente, na sexta, após encerrar o ciclo de trabalho em outro município. O carro estava atendendo também a cidade de Santa Cruz de Minas e na vinda para São João com esse veículo para que ele fosse guardado, no estacionamento onde ele fica, ele sofreu um acidente. Por esse motivo, a gente vai ter que adiar esse trabalho que já estava marcado. A gente tem previsão que até o meio da semana, a gente consiga regularizar a situação do carro, né, na vinda de outro veículo e vai retomar a ação nesses bairros novamente. Mas já foi solicitado junto a nossa Regional de Saúde, a vinda de outro carro fumacê para o nosso município”. 

Em conversa com Hebert nessa terça-feira (12), ele informou a equipe de Jornalismo da Rádio Emboabas, que a previsão é que o trabalho seja iniciado na próxima quinta-feira (14). Inicialmente foi divulgado que o carro circularia até sexta-feira (15), no período das 16h até às 20h40. Mas por conta dessa suspensão temporária, a iniciativa, caso seja de fato iniciada na quinta (14), deve seguir até a próxima quarta-feira (20), uma vez que é necessário cumprir um cronograma de cinco dias consecutivos de aplicação. 

Lembrando que essa iniciativa tem como objetivo eliminar o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e o zika-vírus. Por isso, é muito importante que quando ela ocorrer, as pessoas que residem nesses bairros abram portas e janelas para que o inseticida emitido pelo carro chegue até o interior dos imóveis. 

O Setor de Endemias divulgou algumas orientações que os moradores dessas localidades devem se atentar durante a passagem do carro fumacê. Todas essas recomendações estão disponíveis no site da Rádio Emboabas, no www.emboabas.com.

Sair da versão mobile