Emboabas

Nutricionista dá dicas para pessoas com dengue que relatam falta de apetite

Uma boa alimentação é importante para todas as pessoas e para aquelas que estão enfermas, como os indivíduos que estão com dengue, uma dieta variada se torna ainda mais imprescindível.

Afinal, é por meio de uma dieta equilibrada e saudável, alinhada às orientações médicas, que se consegue a tão esperada recuperação e pode-se evitar possíveis complicações decorrentes dessa enfermidade. E um relato muito comum das pessoas que estão com dengue, é a falta de apetite. 

Em entrevista à Rádio Emboabas, a nutricionista e supervisora de estágio do curso de nutrição do UNIPTAN, Denise Almeida, explicou o que as pessoas que estão infectadas com o vírus da dengue devem fazer para conseguir driblar a falta de apetite. “Durante o período de dengue, as pessoas relatam muita náusea, falta de apetite e uma coisa que a gente usa até para gestantes, que às vezes tem náuseas, é chupar picolé. Porque aguça as papilas gustativas. Utilizar gelo, além de tomar chá de hortelã, água saborizada com hortelã. E assim com relação à comida, às vezes a pessoa tem um determinado horário que tem mais dificuldade para comer, ela deve escolher um horário que tenha maior facilidade e comer um volume de comida que tenha os alimentos mais saudáveis. Para ajudar a amenizar os sintomas e a doença.”

Durante a conversa, a nutricionista listou alguns alimentos que devem ser priorizados pelas pessoas que estão com dengue. Uma vez uma boa alimentação influencia tanto na recuperação do paciente que contrai a dengue quanto a minimizar os sintomas.

Com isso, os enfermos devem apostar em alimentos como: frutas, legumes e verduras. Além de feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico que possuem grande teor de ferro. Tem ainda os alimentos ricos em vitaminas, minerais e aminoácidos do complexo B, vitamina C, ácido fólico. Tem também os ovos e o leite, rico em cálcio. 

A profissional ainda disse que é importante consumir proteínas como as carnes, de preferência as magras, como frango, patinho, alcatra e peixe, uma vez que essas proteínas são ricas em ferro, o que contribui para o aumento das plaquetas. Durante o período em que a pessoa contrai a dengue, pode ocorrer uma queda no número de plaquetas e, caso o nível de plaquetas caía muito, pode acontecer uma hemorragia. Assim, determinados alimentos podem aumentar o volume dessas plaquetas novamente.  

Além disso, a nutricionista ainda reforçou que, para o tratamento da dengue, é muito importante beber água para evitar uma possível desidratação.

Para conferir a entrevista completa, acesse o nosso site www.emboabas.com, na área de podcast.

Sair da versão mobile