Emboabas

Tradicional “Combate dos Sinos” acontece neste fim de semana em São João del-Rei

Foto: Lucas Comine

No centro histórico da mineira São João del-Rei, uma tradição singular ganha vida no quarto fim de semana da quaresma: o “Combate dos Sinos”. Realizado há muitos anos, do alto das torres da Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar, da Igreja São Francisco de Assis e da Igreja Nossa Senhora do Carmo, os sineiros protagonizam esse espetáculo sonoro, que atrai não apenas a atenção de quem é da cidade, mas também dos turistas.

Rodrigo Leandro, sineiro há 33 anos na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, conta como funciona esse “Combate dos Sinos” em meio as Comemorações dos Passos 2024. O ritual, que começa na sexta-feira com os badalos anunciando a ida da imagem de Nossa Senhora das Dores da Catedral do Pilar para a Igreja do Carmo, segue no sábado e domingo, dia principal do combate entre os sineiros das três igrejas.

“No sábado, o Senhor dos Passos sai da Catedral e vai para a Igreja de São Francisco de Assis. Nestes três dias, de sexta a domingo, às 12h, às 15h e às 18h, acontecem os combates antes das procissões acontecerem. Na sexta, entre Catedral e Carmo. No sábado, entre Catedral e São Francisco, e no domingo, entre as três igrejas: Catedral, São Francisco e Carmo. Catedral porque a Irmandade do Sr. Bom Jesus dos Passos é de lá. São Francisco porque a imagem do Senhor dos Passos está lá. Carmo porque a imagem de Nossa Senhora das Dores está lá.”

Durante o combate, as igrejas envolvidas na celebração dos Passos entram em uma competição de badaladas intercaladas. Em um momento crucial, os maiores sinos das igrejas são virados de cabeça para baixo e soltos, aumentando sua velocidade e ritmo de badaladas. O sino que resistir por mais tempo é considerado o vencedor.

Além do “Combate dos Sinos”, o quarto domingo da quaresma também celebra, em São João del-Rei, o Dia do Sineiro, dentro das Solenidades do Senhor Bom Jesus dos Passos na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar.

Sair da versão mobile