Nesta sexta-feira (08), a Secretaria Municipal de Saúde de São del-Rei, divulgou o mais recente boletim epidemiológico relacionado aos casos de dengue, chikungunya e zika vírus no município. Conforme o documento, a cidade chegou ao número de 2.025 casos positivos para a dengue. Com esse número, o município teve um aumento de 311 novos casos da doença nos últimos sete dias, já que no último boletim divulgado, em 01 de março, São João del-Rei contava até então com 1.714 casos confirmados.
Ainda a respeito dos números relacionados à dengue, o documento divulgado nesta sexta apontou que as notificações chegaram a 2.783 casos, além de 752 testes negativos e 06 exames que aguardam o resultado. O boletim também apontou que, até o momento, a cidade registrou 07 notificações para a chikungunya, sendo 06 casos positivos e um teste que aguarda a confirmação. Já em relação ao zika vírus, não houve nenhum registro.
O boletim epidemiológico ainda informou a respeito das internações por conta da dengue nas casas de saúde da cidade. Segundo o documento, a Santa Casa da Misericórdia registrou 89 internações até o momento, sendo que 70 pacientes já tiveram alta e 15 seguem internados. Já no Hospital Nossa Senhora das Mercês, o número de internações chegou a 19, sendo que 08 pacientes já tiveram alta e11 seguem em internação. A cidade ainda registrou quatro óbitos de pacientes internados com dengue, ocasionado por outras complicações concomitantes.
Já com relação aos bairros que mais registraram casos confirmados para a dengue, o boletim apontou que, em primeiro lugar, está a Colônia do Marçal com 393 casos positivos. Seguido do Matosinhos com 200 e Centro Comercial com 142 casos confirmados.
E com a finalidade de eliminar o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e o zika-vírus, a Secretaria de Saúde de São João del-Rei, por meio do Setor de Endemias, promove segunda (11), a circulação do carro fumacê em ruas dos seguintes bairros: Sol Nascente, Solar da Serra, Colônia do Marçal e Residencial Vila Rica. A ação ocorrerá diariamente até o dia 15 de março e acontecerá no período das 16h até às 20h40.
A orientação principal da pasta é que os moradores dessas localidades abram portas e janelas para que o produto possa entrar no interior das residências. Para conferir as demais orientações do setor durante a passagem do fumacê, acesse o nosso site através do www.emboabas.com. Segundo a pasta, posteriormente demais bairros serão contemplados com essa ação.