Emboabas

Professores da UFSJ aprovam paralisação para esta segunda

A ADUFSJ (Docentes da UFSJ) – Seção Sindical se reuniu em assembleia na tarde da última quarta-feira, dia 6. Dentre as diversas deliberações da pauta, a diretoria informou aos presentes que foi aprovada no 42º Congresso do ANDES-SN (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior) a construção de uma greve da educação para o primeiro semestre de 2024, com a possibilidade de unificação com as demais categorias do funcionalismo público posteriormente.

A Seção Sindical também recebeu a orientação para que seja realizada uma assembleia na base, entre os dias 11 e 21 março, para votar o indicativo de greve.

Sobre a campanha salarial, a diretoria reforçou a orientação do ANDES-SN apresentada nos informes e frisou que o congresso do sindicato nacional aprovou a construção da greve, já que o Governo Federal reafirmou o reajuste zero para 2024.

Os professores ainda discutiram o orçamento da UFSJ e seus desdobramentos. Como encaminhamento, a assembleia votou pela paralisação das atividades docentes na próxima segunda, 11, em apoio à paralisação dos servidores técnico-administrativos, que está acontecendo entre os dias 6 e 8 de março.

Além disso, foi deliberado pelo envio de um ofício à reitoria cobrando a recontratação imediata dos trabalhadores terceirizados demitidos e o cancelamento da implantação das secretarias integradas. Os docentes, em sua maioria, se expressaram pela necessidade da luta pela suplementação do orçamento da universidade e da construção coletiva das medidas necessárias para a manutenção das atividades na UFSJ.

Sair da versão mobile