Emboabas

Nutricionista fala da importância de uma alimentação adequada durante o tratamento para a dengue

Em 2024, Minas Gerais já confirmou mais de 140 mil casos positivos para dengue. Só em São João del-Rei, já são mais de 1.700 testes positivos para a doença. A patologia, que deixa boa parte dos infectados bem debilitados, pede uma série de cuidados para que o doente se restabeleça. Dentre esses cuidados está uma alimentação saudável e equilibrada, que ajuda não somente na recuperação, mas também contribui para evitar possíveis complicações decorrentes da enfermidade. 

Em entrevista à Rádio Emboabas, a nutricionista e supervisora de estágio do curso de nutrição do UNIPTAN, Denise Almeida, explicou como uma alimentação equilibrada pode ajudar tanto a minimizar os sintomas da dengue durante o tratamento quanto na recuperação da doença. “O tipo de alimentação, influencia muito tanto na recuperação do paciente que contrai a dengue e a minimizar os sintomas. Porque durante o período em que a pessoa contrai a dengue, ela tem uma queda nas plaquetas. Com isso, nós temos alimentos que podem aumentar o volume dessas plaquetas novamente. Alimentos ricos em complexo B, ácido fólico e vitamina C. Que vão ajudar a aumentar o nível das plaquetas, porque quando o nível dessas plaquetas cai muito pode acontecer uma hemorragia.”

A profissional ainda reforçou que apostar em proteínas como as carnes, de preferência as magras, como frango, patinho, alcatra, peixe, é uma boa ideia. Uma vez que essas proteínas são ricas em ferro, o que contribui para o aumento das plaquetas.

Com relação aos alimentos que as pessoas acometidas pela dengue devem priorizar durante o tratamento contra essa patologia, a nutricionista listou quais são esses alimentos. “Devemos fazer uma alimentação mais leve, rica em frutas, legumes e verduras. Tem alguns alimentos que são ricos em vitaminas, minerais e aminoácidos do complexo B, vitamina C, ácido fólico. Feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico, que possuem grande teor de ferro. Nós temos ainda as verduras, como couve, alface. Tem ainda as frutas, uma dica é a melancia. Tem também os ovos, leite rico em cálcio. E tem o limão, que a gente não deve tomar o suco em grande quantidade, mas podemos saborizar a água e deixar por cerca de 03 horas e tomar durante o dia.”

Denise também apontou quais alimentos devem ser evitados durante o tratamento contra a dengue. “Então, há relatos de casos de alimentos cítricos. E citei o limão, ao invés de consumir o suco diretamente, coloca a rodela na água. Pois têm os estudos que relatam que o limão é favorável ao período de dengue e têm estudos que falam que não é favorável. No protocolo do Ministério da Saúde, fala-se dos sucos, mas falam de modo geral, não tem um suco específico. Tem o gengibre não deve ser consumido, pimenta, canela, cúrcuma nesse período.”

A nutricionista ainda reforçou que, para o tratamento da dengue é muito importante beber água para evitar uma possível desidratação.

Para conferir a entrevista completa, acesse o nosso site www.emboabas.com, na área de podcast.

Sair da versão mobile