Emboabas

Sindicato questiona demissões de terceirizados na Universidade Federal de São João del-Rei

O Sindicato de Docentes da Universidade Federal de São João del-Rei emitiu uma nota questionando as demissões de trabalhadores terceirizados que estão acontecendo na UFSJ.  O principal questionamento do Sindicato é o porquê das demissões, tendo em vista que, segundo relatório do Observatório do Conhecimento, citado pelo sindicato, o orçamento da universidade para 2024 é maior do que o recebido em 2023.

A UFSJ, por sua vez, em coletiva realizada no dia 7 de fevereiro de 2024, anunciou um déficit no orçamento para este ano e informou que haveria restrição de contratos e cortes de terceirizados em todos os campi da instituição. Segundo a UFSJ, o repasse de recursos federais aprovado na Lei Orçamentário Anual (LOA 2024), foi reduzido e compromete as despesas de custeio da instituição, como por exemplo, luz, água, contratos de terceirizados da limpeza, vigilância, manutenção, administrativo e de bolsas e assistência estudantil. 

Diante do impasse, as partes envolvidas, Sindicato e UFSJ, chegaram a se reunir na sexta-feira, 23 de fevereiro, para discutirem o assunto. No entanto, as respostas para a questão das demissões não foram consideradas satisfatórias pela diretoria do Sindicato. Diante desse cenário, os sindicatos dos docentes e dos servidores, juntamente com o Diretório Central dos Estudantes (DCE), vão se reunir em assembleia unificada na próxima terça-feira, 5 de março, às 15h, no Teatro do Campus Santo Antônio (CSA).

A nota completa do sindicato está disponível no site www.adufsj.org.br. A UFSJ, por sua vez, tem usado as redes sociais e o seu portal de notícias para explicar e justificar, por meio de notas e vídeos, os cortes no orçamento que está precisando fazer neste ano de 2024.

Sair da versão mobile