Emboabas

São João del-Rei chega à marca de 1.714 casos confirmados para a dengue

A Secretaria Municipal de Saúde de São del-Rei, divulgou nesta sexta-feira (01), o mais recente boletim epidemiológico relacionado aos casos de dengue, chikungunya e zika vírus na cidade. Segundo o documento, o município tem até o momento 1.714 casos confirmados para a dengue. Com esse número, a cidade teve um aumento de 406 novos casos da doença nos últimos sete dias, já que no último boletim divulgado, em 23 de fevereiro, a cidade contava até então com 1.308 casos confirmados. 

Ainda sobre os números da dengue, o documento mais recente informou que as notificações chegaram a 2.354 casos, além de 635 testes negativos e 5 exames que aguardam o resultado. O boletim também apontou que, até o momento, a cidade registrou 5 notificações para a chikungunya, sendo 4 casos positivos e um teste que aguarda a confirmação.

Já em relação ao zika vírus, não houve nenhum registro. 

O boletim epidemiológico ainda informou a respeito das internações por conta da dengue nas casas de saúde da cidade. Segundo o documento, a Santa Casa da Misericórdia registrou 60 internações até o momento, sendo que 50 pacientes já tiveram alta, 7 seguem internados e 2 pacientes que tiveram agravo no quadro de saúde por conta de dengue hemorrágica, mas já tiveram alta.  Já no Hospital Nossa Senhora das Mercês, o número de internações chegou a 21, sendo que 16 pacientes já tiveram alta, 05 seguem em internação e 5 também tiveram agravo no quadro de saúde por conta de dengue hemorrágica, mas já tiveram alta. A cidade ainda registrou três óbitos de pacientes internados com dengue, ocasionado por outras complicações concomitantes. 

Com relação aos bairros que mais registraram casos confirmados para a dengue, o boletim apontou que, em primeiro lugar, está a Colônia do Marçal com 372 casos positivos. Seguido do Matosinhos com 174 e Fábricas com 106 casos confirmados. 

E com o objetivo de combater o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e do zika vírus, o Setor de Endemias, da Secretaria de Saúde de São João del-Rei, promove na segunda-feira (4), um bota-fora nos seguintes bairros: Bela Vista, São Dimas, Dom Bosco, Senhor dos Montes, Araçá, São Geraldo e Caieiras. A ação terá como finalidade o recolhimento de materiais inservíveis que podem se tornar criadouros do mosquito transmissor das patologias. Além também de recolher objetos que poderiam ser descartados de forma incorreta, contribuindo também para o aparecimento de animais peçonhentos e pragas urbanas. 

Segundo a pasta municipal, não serão recolhidos lixos e apenas materiais inservíveis como: ferro velho, sucatas, eletrodomésticos, dentre outros. Todo o material deverá ser colocado até as 9h nos pontos de coleta específicos. O Setor de Endemias informa que não se responsabilizará pelos objetos colocados depois do horário. 

Para conferir os pontos de coleta em cada um dos bairros citados, basta acessar as redes sociais da Rádio Emboabas ou o site da emissora, que é o www.emboabas.com

Sair da versão mobile