Emboabas

Supervisor do Setor de Endemias de São João del-Rei esclarece sobre o funcionamento do Tele Dengue na cidade

Ouvintes da Rádio Emboabas Mais Informação, da 92,7, durante participações do quadro “Boca no Trombone” da emissora relataram dificuldades em falar no serviço do “Tele Dengue”, oferecido pelo Setor de Endemias da cidade, relatando que ao tentar contatar a pasta pelo telefone (32) 3379-1569, não são atendidos. O jornalismo da Rádio Emboabas entrou em contato com o responsável para obter uma resposta a respeito dessa situação. 

Em conversa com a Rádio Emboabas, o supervisor geral do Setor de Endemias de São João del-Rei, Hebert Jacques, disse que o número está funcionando e esclareceu alguns pontos que devem ser levados em consideração ao se fazer contato com o serviço:

Nosso telefone está funcionando sim e todas as demandas estamos tentando atender da melhor forma possível. Só que a população tem que ter um pouco de paciência, porque nós não contamos com um profissional destinado para essa função de atender o telefone, registrando as denúncias. Somos nós, agentes de endemias, que estamos fazendo esse trabalho. Então, não sei qual momento foi essa ligação que a pessoa está alegando isso. Mas às vezes ligou em um momento, onde nós profissionais estávamos em campo tentando resolver alguma denúncia, dando suporte aos nossos agentes em campo, correndo atrás de algum insumo para alguma ação, pois tudo isso nós fazemos. Ou talvez, essa pessoa ligou no horário de almoço, onde não tem ninguém aqui na sala”. 

Hebert também disse que é importante que a população direcione apenas as denúncias de focos de água parada para o setor. Uma vez, que outras demandas cabem a outras pastas municipais:

“Direcionar com o setor somente as denúncias que forem pertinentes a foco de dengue. Igual a gente recebe muitas denúncias de mato alto, de lixo na rua, a gente vai ver o lixo e é entulho. E isso a gente perde tempo de deslocar o agente para ir lá e verificar essa denúncia. Um grande problema em São João são os lotes com mato. Então, a população tem usado muito desse artifício da epidemia de dengue para denunciar lote com mato alto no nosso setor. Porque, aproveita que a gente tá recebendo denúncia e relata que tem um lote cheio de foco de dengue e a gente chega lá, o problema na realidade é mato. A gente sabe que o mato pode esconder algum foco de dengue, mas antes de nós intervimos lá para eliminarmos o foco, a responsabilidade é do Setor de Urbanismo”.

O supervisor esclareceu que após o contato do cidadão com o Setor de Urbanismo, o proprietário do espaço com mato será notificado e após a poda, aí assim os agentes de endemias conseguem entrar no espaço para verificar se existem focos de água parada e dá uma resolução para o problema. Lembrando que o setor de Urbanismo atende pelo telefone: 3379-2941. 

Questionado se o Tele Dengue está funcionando em esquema de plantão, o supervisor geral respondeu que o setor não está atendendo neste regime e completou explicando sobre o foco de atuação da pasta neste momento e também a respeito dos horários de atendimento: “Então, nisso também a gente responde que nós não estamos tendo plantão. Somos agentes de endemias, onde neste momento, nossa ação está direcionada em eliminar o máximo de criadouro, o máximo de foco que a gente conseguir. Então, o horário está sendo o normal de segunda a sexta-feira, das 07h até às 16h. Com intervalo de almoço entre meio-dia e 14h, pois a gente reveza, pois tem uma turma que faz horário de almoço de meio-dia até às 13h e a outra turma que faz de 13h até às 14h. E aos sábados, nós estamos trabalhando, mas não com atendimento de denúncia, estamos fazendo outras ações”. 

O supervisor reforçou que qualquer pessoa que entre em contato com setor no horário informado provavelmente terá alguém na sala do setor e que atenderá o contato. No mais, caso esse contato não aconteça de forma imediata por conta das demandas diárias do setor, Hebert recomendou que se entre em contato novamente. 

Lembrando que denúncias a respeito de água parada que podem ser criadouros do mosquito Aedes aegypti devem ser feitas pelo número do Tele Dengue, que é o: (32) 3379-1569.

Sair da versão mobile