Emboabas

São João del-Rei registra mais 205 casos positivos de dengue em uma semana

São João del-Rei chegou a marca dos 1.308 casos positivos de dengue na cidade, segundo informações do mais recente boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde nesta sexta-feira (23). Com esse número, o município teve um aumento de 205 novos casos da doença nos últimos sete dias, já que no último boletim divulgado em 16 de fevereiro, a cidade contava até então com 1.103 casos confirmados. 

Ainda sobre os números da dengue, o documento mais recente informou que as notificações chegaram a 1.857 casos, além de 537 testes negativos e 12 exames que aguardam o resultado. O boletim também apontou que até o momento, a cidade registrou 05 notificações para a chikungunya, sendo 04 casos positivos e um teste que aguarda a confirmação. Já em relação ao zika vírus, não houve nenhum registro. 

O boletim epidemiológico ainda informou a respeito das internações por conta da dengue nas casas de saúde da cidade. Segundo o documento, a Santa Casa da Misericórdia registrou 52 internações até o momento, sendo que 36 pacientes já tiveram alta, 15 seguem internados e 02 tiveram agravo no quadro de saúde por conta de dengue hemorrágica. Já no Hospital Nossa Senhora das Mercês, o número de internações chegou a 17, sendo que 09 pacientes já tiveram alta, 08 seguem em internação e 05 também tiveram agravo no quadro de saúde por conta de dengue hemorrágica. A cidade ainda registrou o óbito de uma pessoa internada com dengue, ocasionado por outras complicações concomitantes. 

Com relação aos bairros que mais registraram casos confirmados para a dengue, o boletim apontou que, em primeiro lugar, está a Colônia do Marçal com 310 casos positivos. Seguido do Matosinhos com 143 e Fábricas com 83 casos confirmados. 

E com o objetivo de combater o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e do zika vírus, a Prefeitura de São João del-Rei, por meio da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com diferentes organizações da cidade e também com o município de Santa Cruz de Minas realizarão amanhã, sábado, dia 24 de fevereiro, no bairro Cohab, das 08h até o meio-dia, o “Dia D”.  O evento que contará com uma programação extensa, terá entre as atividades realizadas: a coleta de objetos que podem acumular água. O recolhimento desses materiais ocorrerá até às 09h e qualquer objeto colocado fora desse horário não será recolhido. Com relação à coleta, ela acontecerá nos seguintes pontos: Gruta na Av. do Contorno, na praça em frente à Escola Celso Raimundo, quadra ao lado da associação, Av. do Contorno próximo ao Independência e em frente ao ESF Cohab. Também será realizada a visita dos agentes de endemias nas residências da localidade para a aplicação do Aero System.

Neste dia ainda, os moradores do bairro poderão participar de atividades como: distribuição de mudas e folhetos educativos, entrega de hipoclorito para o combate à dengue e orientações de uso, aferição de pressão e glicemia no ESF Cohab, dentre outras ações.

Sair da versão mobile