Dados do Censo, divulgados nesta sexta-feira (23) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), fornecem um retrato detalhado do acesso ao saneamento básico e à coleta de lixo nos municípios do Brasil.
São João del-Rei possui 90.225 habitantes, se destacando com um índice de 90,22% dos domicílios conectados à rede de esgoto, resultado acima da média nacional de 77,4%. A cidade também apresenta altos índices de abastecimento de água (91,89%) e coleta de lixo (97,64%). O ponto que merece atenção é a cobertura de rede de esgoto, onde quase 13% dos domicílios ainda não tem acesso a esse serviço.
Em Tiradentes, a situação é mais complexa. Dos 7.744 habitantes, apenas 72,89% dos domicílios estão conectados à rede de esgoto, o que coloca a cidade abaixo da média nacional. O abastecimento por rede geral de água (84,58%) e a coleta de lixo (98,08%) apresentam melhores índices, mas ainda há um longo caminho a ser percorrido para garantir o acesso a toda a população.
Santa Cruz de Minas se destaca como a cidade com os melhores índices de saneamento básico entre as três da região. Dos 8.109 habitantes,99,52% dos domicílios estão conectados à rede de esgoto, 100% têm coleta de lixo e 99,05% são abastecidos por rede geral de água.
Os dados do Censo são de 2022, divulgados nesta sexta-feira (23) e servem como um importante instrumento para a definição de políticas públicas que visem à universalização do acesso ao saneamento básico. As cidades podem utilizar essas informações para direcionar investimentos e ações para os pontos mais críticos, garantindo assim o direito à saúde e à qualidade de vida para toda a população.