Emboabas

Secretária de Assistência Social explica os motivos pelos quais o programa Minha Casa, Minha Vida não seguirá adiante na cidade por enquanto

Em novembro de 2023, o Ministério das Cidades, do Governo Federal, por meio da portaria de nº 1482, publicada no Diário Oficial, deu o aval positivo para a construção de casas populares por meio do programa Minha Casa, Minha Vida e São João del-Rei tinha sido uma das cidades contempladas na ocasião. Passados três meses do anúncio, o jornalismo da Rádio Emboabas entrou em contato com a Secretaria de Assistência Social e a pasta informou que, por enquanto, o projeto não terá continuidade em São João del-Rei.

Em entrevista exclusiva à Rádio Emboabas, a secretária de assistência social, Aline Gonçalves, explicou os motivos pelos quais o projeto não será realizado na cidade, por enquanto. “Infelizmente, esse processo não teve êxito. Porque era um processo no qual não era diretamente pela prefeitura que está pleiteando isso daí. Houve um encontro anterior de uma empresa privada na qual cederia esse terreno e o município estaria construindo nesse terreno essas casas através do programa habitacional. Mas esse terreno tem uma dimensão grande e o Governo Federal não autorizou na totalidade em que se buscava para a construção desses apartamentos do Minha Casa, Minha Vida. Aí só liberou cento e poucos, 140 e alguma coisa e eles teriam condições de estar construindo mais ou menos uns 400 apartamentos”.

Perguntada se havia alguma expectativa de São João del-Rei ser contemplada com o programa, a secretária respondeu que, no momento, não existe essa possibilidade. “Agora, nesse momento, dentro dessa proposta que a gente fez, infelizmente não. Vai ter que está esperando uma nova abertura do Governo Federal para a gente está pleiteando novamente a possibilidade de estar sendo contemplado com novos apartamentos”. 

Aline ainda esclareceu que, no atual momento, não existe nenhum outro programa habitacional que poderia ser implantado em São João del-Rei.

Sair da versão mobile