A Secretaria Municipal de divulgou nesta sexta-feira (16) O número de casos de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti em São João del-Rei. De acordo com o boletim, o município registra um total de 1.616 notificações de dengue, com 1103 casos positivos, cerca de 350 a mais que o boletim anterior que mostrava 753 casos positivos.
Os bairros com o maior número de casos confirmados são: Fábricas com 97 casos; Dom Bosco com 50 casos; Tijuco com 73 casos e Vila Santa Terezinha com 41 casos
O boletim ainda informou a situação nas casas de saúde: No Hospital Municipal, foram registrados 12 casos de internação por dengue, sendo que quatro dos pacientes apresentam agravo por dengue hemorrágica. Até o momento, oito pacientes receberam alta e quatro ainda estão internados.
Na Santa Casa de Misericórdia, foram registrados 31 casos de internação por dengue neste ano, com um caso de dengue hemorrágica. 21 pacientes receberam alta, mas 10 ainda permanecem internados.
Além de serem transmitidas pelo mesmo mosquito, o Aedes aegypti, essas patologias apresentam alguns sintomas semelhantes, o que pode dificultar o diagnóstico. Entretanto, pequenas diferenças existem e podem ser usadas como critério para diferenciação.
A dengue, por exemplo, é a doença mais grave quando comparada à chikungunya e à zika, pois causa febre, dores no corpo, dores de cabeça e nos olhos, falta de ar, manchas na pele e indisposição. Em casos mais graves, ela pode provocar hemorragias, ou levar ao óbito.
Por isso, em caso de sintomas, o recomendável é buscar a unidade de saúde mais próxima.