O último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de São João del-Rei revela um aumento preocupante no número de casos de dengue. A cidade atingiu a marca de 1103 casos positivos, um aumento de quase 147% em 8 dias.
A principal forma de combate a esta e outras doenças é a eliminação de seu transmissor, o mosquito Aedes aegypti. Contudo muitas pessoas ainda confundem o mosquito da dengue com o pernilongo comum. Saber distinguir os insetos e seus hábitos é fundamental para prevenir doenças e proteger a saúde da população.
Características físicas:
- Pernilongo: Menor, com cerca de 3 a 4 milímetros de comprimento, e coloração marrom uniforme.
- Mosquito da Dengue: Maior, com 5 a 7 milímetros de comprimento, e listras brancas e pretas no corpo e patas.
Comportamento:
- Pernilongo: Voando de maneira mais lenta, emite um zumbido audível e tende a picar principalmente durante a noite. Suas picadas deixam marcas vermelhas na pele, causando irritação e coceira.
- Mosquito da Dengue Com um voo mais rápido e silencioso, é ativo durante o dia, especialmente nas primeiras horas da manhã e no final da tarde. Ao contrário do pernilongo, o Aedes aegypti não deixa marcas visíveis após as picadas.
Porém, tanto o pernilongo comum quanto o Aedes botam seus ovos em água parada. A diferença é que o Aedes tem ovos muito mais resistentes. Portanto, é importante eliminar água parada de qualquer recipiente, manter caixas d’água tampadas e usar repelentes e roupas que protejam a pele.